Projeto CEMEI - Centro de educação para a melhor idade

Autores

  • Profa. MSc. STELLA MARIS DIAS NASSIF COSTA PINTO

Resumo

O CEMEI – Centro de Educação para a Melhor Idade é um projeto de Extensão em continuidade desde 2009, desenvolvido na Universidade FUMEC/FACE, que proporciona gratuitamente aos idosos moradores do entorno da FUMEC, bem como pertencentes ao Centro de Referência da Pessoa Idosa da DIRETORIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS IDOSAS (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte) entidade parceira, a oportunidade de ampliar conceitos intelectuais e/ou sociais necessários ao convívio diário. Tem também o objetivo de sensibilizar esses idosos para a importância do constante aprendizado por meio de ações interdisciplinares nas oficinas de Direito, Musicalidade, Fotografia, Raciocínio Lógico, Inglês, Informática, Vivências e Design e Moda. O público de alunos é dividido em dois grupos de novatos e veteranos. Esses alunos frequentam aulas e atividades nos ambientes das salas de aula, laboratórios de Informática e Auditórios da Universidade FUMEC/FACE por três vezes na semana, no período da tarde.

Em ambos os grupos, os alunos bolsistas e voluntários de extensão auxiliam nas oficinas e atividades pedagógicas, além disso, a coordenadora do projeto e colaboradores externos também ministram oficinas. Assim, o projeto, além de fornecer, aos idosos, teorias sobre os assuntos estudados, oferece também a oportunidade dos discentes da graduação da Universidade o desenvolvimento da docência e didática, praticando a inclusão social e cidadania. O CORAL CEMEI, na oficina de Musicalidade foi convidado para participar de eventos na FUMEC, “Seminário de Pesquisa e Extensão, bem como eventos promovidos pela PBH, como “O Dia da Responsabilidade Social” no Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins”.
A relevância do projeto tem sido destacada em comunidades do entorno da Universidade. Considerações e elogios feitos pelos idosos, pela entidade parceira; pela diretoria e pelo corpo administrativo da Instituição FUMEC.

Downloads

Publicado

01/06/18

Edição

Seção

ATIVIDADES DE EXTENSÃO