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Conhecendo os setores: Registro e Informações Acadêmicas

O Setor de Registro e Informações Acadêmicas é responsável pela documentação e informações do funcionamento das atividades acadêmicas, pelo acompanhamento e aprimoramento das normas, dos mecanismos e procedimentos de registro, no âmbito da Universidade FUMEC.

A Procuradora (PI) e Recenseadora (RI) Institucional e Coordenadora do Setor de Registro e Informações Acadêmicas, Janet Miriam Lourenço, nos conta um pouco sobre as atribuições e atividades do setor. Confira abaixo: 

São atribuições do Coordenador do Setor de Registro e Informações Acadêmicas:

  1. planejar e programar a realização de registros e controles acadêmicos;
  2. planejar e programar, juntamente com a respectiva Pró-Reitoria, as atividades que os envolvem;
  3. orientar a gestão do sistema acadêmico de forma a manter o banco de dados atualizados;
  4. acompanhar, controlar, verificar, registrar e arquivar todos os dados e informações da Instituição relativas ao sistema académico;
  5. propor às instâncias superiores a forma e a emissão de documentos acadêmicos relativos ao ensino, à pesquisa e à extensão;
  6. prestar assessoria aos demais órgãos da Universidade em matéria de sua competência;
  7. desenvolver, com outros órgãos, a interpretação de legislação e normas específicas; manter-se atualizado a respeito da legislação pertinente;
  8. promover o aprimoramento dos processos de registros e controles académicos;
  9. verificar a correção dos dados do cadastro nos Sistemas de Controle em conformidade com a legislação vigente;
  10. informar ao Pró-Reitor de Graduação e simultaneamente ao Reitor quaisquer discrepâncias entre os dados cadastrados e a legislação vigente ou determinações do Ministério da Educação;
  11. exercer as funções e atribuições como Procurador Institucional e Recenseador Institucional;
  12. desempenhar outras atividades no âmbito de sua competência.

São atribuições do Procurador Institucional (PI) e do Recenseador Institucional (RI):

O Procurador Institucional é o elo entre a Instituição e o Ministério da Educação (MEC) e suas Secretarias. Presta as informações em nome da instituição e tem como função fundamental de conduzir os processos de avaliação da instituição e a atualização de informações cadastrais no e-MEC.

Como Recenseadora, tem-se como função as atividades relacionadas ao
Censo da Educação Superior INEP/MEC, além de reproduzir a realidade da instituição também impactam nas avaliações externas, pois define quais alunos farão ENADE e qual a composição do corpo docente para calcular o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Todas essas atividades, evidentemente, resultam em preenchimento de formulários e alimentação de sistemas.

O PI deverá, preferencialmente, estar ligado a Reitoria ou a Pró-Reitoria de Graduação da instituição ou órgãos equivalentes, a fim de que a comunicação com os órgãos do MEC considere as políticas, procedimentos e dados da instituição no seu conjunto.

O PI deverá ser investido de poderes para prestar informações em nome da instituição, por ato de seu representante legal ao identificá-lo no sistema e-MEC, articulando-se, na instituição, com os responsáveis pelos demais sistemas de informações do MEC.

Algumas das principais atribuições

  1. acompanhar e abrir Processos de Autorização e Reconhecimento de Cursos, Credenciamento EaD e Recredenciamento da Instituição, Renovação de Reconhecimento de Curso, de Extinção de Cursos, Aumento/Redução de Vagas;
  2. acompanhar o cronograma de Regulação e enquadrar cursos para ENADE;
  3. atender as solicitações da Reitoria e Diretorias em esclarecimento de dúvidas, consultas e emissão de pareceres junto a Consultoria Educacional (CONSAE), referente a normas, procedimentos e legislação acadêmica;
  4. atender às solicitações internas e externas de informações, relatórios e dados estatísticos;
  5. atualização semestralmente os dados de: docentes, discentes, técnico-administrativo e cursos;
  6. cadastrar e atualizar as informações no e-MEC, tais como: Coordenadores de curso, cursos de graduação e Pós-graduação Lato Sensu, endereços da IES e de Polos;
  7. consulta à legislação para amparar decisões estratégicas da Instituição;
  8. Elaboração do Calendário Acadêmico e encaminhamento a Reitoria para a aprovação do Conselho Universitário, bem como, acompanhamento, conferência e divulgação do Calendário Acadêmico;
  9. encaminhamento às diretorias e aos coordenadores de curso: Mensagens, Ofícios, Decretos, Portarias, Notas Técnicas, Resoluções do MEC/INEP/SERES publicadas diariamente no Diário Oficial da União – DOU;
  10. esclarecer de dúvidas quanto ao preenchimento de relatórios solicitados às faculdades;
  11. realizar a interlocução como Recenseadora e Procuradora Institucional junto ao MEC, INEP e outros órgãos;
  12. Mediar o Contato de Comissões de Avaliações Externas e acompanhar as Visitas de Avaliação In Loco nos Processos do e-MEC;
  13. Participar, como convidada, das reuniões do Conselho Universitário (CONSUNI) e redigir as Resoluções do CONSUNI.
janet miriam

Janet Miriam Lourenço – Procuradora (PI) e Recenseadora (RI) Institucional e Coordenadora do Setor de Registro e Informações Acadêmicas

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