Palestra sobre o livro, ministrada pelos jornalistas do Grupo Globo e Jornal O Tempo, abordou o maior crime socioambiental do país
No dia 09 de outubro, na parte da manhã, aconteceu no miniauditório da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) o evento de pré-lançamento do livro-reportagem Brumadinho: A Engenharia de um Crime, no qual, os jornalistas Lucas Ragazzi (Globo Minas) e Murilo Rocha (O Tempo) apresentaram o passo a passo da tragédia que culminou no falecimento de 270 pessoas.
Sergio Arreguy, coordenador dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, evidencia a importância do evento para a comunidade universitária, como uma grande discussão que é abordada em um momento de desatenção com o meio ambiente. “Trazer questões ambientais por meio do Jornalismo Investigativo possui certamente grande valor acadêmico. A palestra e lançamento do livro Brumadinho – A Engenharia de um Crime, trouxe para discussão na FUMEC uma questão que ressurge de forma intensa, preocupante e emergencial. E juntamente com o aumento alarmante do desmatamento, as queimadas na Floresta Amazônica e o derramamento de óleo na costa brasileira, evidenciam o descaso com o meio ambiente. ”, afirma Sergio.
O professor Hugo Teixeira, idealizador do evento, classifica a importância da Universidade em sediar o pré-lançamento do livro-reportagem: “O livro é de jornalistas reconhecidos e a Universidade FUMEC e seu curso de Jornalismo terem sido escolhidos para o pré-lançamento da obra é um sinal de grande prestigio. ”, conta Hugo.
Os estudantes sempre são os mais recompensados com os eventos promovidos pela Instituição e seu corpo docente, como é o caso da produção dos grafites nos muros exteriores da Universidade e, agora, a palestra com os jornalistas e autores do livro-reportagem, Lucas Ragazzi e Murilo Rocha. Dessa forma, o espírito de cidadania é evidenciado nos acadêmicos.
Confira as fotos clicando AQUI.