INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2015
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015. Os dados foram apresentados neste início de março, e revelam, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros.
Foram avaliados os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os eixos Tecnológicos.
Abaixo você confere os destaques na Universidade FUMEC:
As avaliações divulgadas acima são referentes ao Conceito Enade (CE) e Conceito Preliminar de Curso (CPC). Até a edição de 2014, os conceitos eram calculados para cada Unidade de Observação, constituída pelo conjunto de cursos que compõem uma área de avaliação específica do Enade, de uma mesma IES em um determinado município. A partir da edição 2015, o CE e o CPC passam a ser calculados para cada Curso de Graduação avaliado, permitindo um olhar mais apurado para as diferenças entre cursos presenciais e a distância.
O Conceito Enade (CE) é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e na Conhecimento Específico.
Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes, ou seja, o Conceito Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Portal Inep [portal.inep.gov.br]