Premiação é concedida à pessoas jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à entidade.
“Troféu Inconfidentes” é a premiação que a professora e coordenadora do curso de direito da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), da Universidade Fumec, Silvana Lobo, recebeu da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM). Em sua segunda edição, a homenagem tem o objetivo de distinguir, anualmente, militares e civis, autoridades e pessoas jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à entidade. O evento ocorreu no Clube dos Oficiais de Minas Gerais.
Com 23 anos de docência, dos quais 20 dedicados à Fumec, a mestre em ciências penais pela UFMG, ainda divide o seu tempo profissional, hoje reconhecido publicamente, com a direção executiva da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG (ESA) e com as atuações como Defensora Pública da Justiça Militar de Minas Gerais e debatedora, permanente, no tradicional programa “Rádio Vivo”, da Rádio Itatiaia. A autora dos consagrados “Prática Forense Penal e Exame da OAB” e “A Idade no Direito Penal: da Menoridade” admite que suas atividades são muitas e diversificadas e que “a qualidade e o compromisso delas a serviço da sociedade são os motivos que a mantêm de pé, produzindo e recompensada”, justifica Lobo.
Ao ser questionado sobre o significado da premiação, o capitão da PM, Hernani Pantoja, diretor Institucional da AOPMBM, ressaltou que “o troféu do qual são merecedores todos aqueles que são do bem, tem íntima relação com os valores da igualdade, fraternidade e liberdade”.