Pesquisar
Close this search box.

Aula Inaugural – O Direito de Família no Século XXI

Realização: 08 de março no auditório Phoenix

“Família” é tema de aula magna no direito da Fumec

Em que mar aberto e turbulento navega, hoje, a família brasileira? Qual é o futuro desta secular categoria social frente aos desafios quem tem pela frente? Estas e tantas outras questões encontrarão respostas e reflexões nesta terça-feira, 8, às 9h30, no Teatro Phoenix, durante a aula magna do curso de direito da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH).
“O Direito da Família no século XXI” é o tema que pautará a palestra do advogado e especialista Rodrigo da Cunha Pereira, 57, dos quais 33 dedicados exclusivamente à área familiar. A julgar pelas audiências alcançadas nas edições anteriores, o teatro será pequeno para abrigar alunos, professores e funcionários da instituição, interessados no evento que, neste ano, coincide oportunamente com o “Dia Internacional da Mulher”.
Além da reconhecida militância como advogado, Cunha Pereira traz em seu vasto currículo profissional a gestão da presidência do Instituto Brasileiro do Direito da Família (Ibdfam), entidade sem fins lucrativos que, há 18 anos, estuda, desenvolve e propõe melhorias ao direito familiar (DF), e o inusitado título de primeiro advogado feminista do país, por ter defendido uma mulher e obtido êxito nacional (em 1980) contra um clube social do município de Conselheiro Lafaiete (região Alto Paraopeba), que impedia o acesso desta pessoa às suas dependências, por ser mãe solteira.
Entre os elogios à iniciativa da Fumec “pela realização desta aula com um tema tão instigante e pertinente”, o palestrante admite que a Constituição de 88 foi decisiva para os avanços do DF. “Hoje, esclarece ele, a família deixou de ser singular para assumir uma pluralidade em suas várias formas de constituição, por mais que ainda esteja contaminada por uma moral sexual e religiosa, que exclui determinadas categorias de pessoas e famílias dos laços social e jurídico. A caminhada é longa e desafiadora, mas chegaremos lá”, vaticina.

email marketing

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você