Pesquisar
Close this search box.

Mestrado e Doutorado em Administração FUMEC

Planejamento Estratégico e Autoavaliação do Programa

Com foco em melhoria contínua de sua qualidade, a equipe do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC, discute ações e metas para melhoria do projeto do Mestrado Acadêmico e Doutorado.

O PDMA busca continuamente criar estratégias para avançar em cada conceito de avaliação institucional, de mercado e quanto à avaliação anual realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação do Brasil – MEC.

Dentre estes planos e metas pode-se ressaltar a busca por publicação de resultados de pesquisas da equipe do PDMA em periódicos de impacto e inserção internacional.

Alinhamento com o PNPG 2024 – 2028 (Plano Nacional de Pós-graduação)

Segundo o PNPG, os programas devem focar em Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação, essenciais para demandas de desenvolvimento econômico, social e ambiental, considerando que não tem mais emprego formal para todos formados (incluindo M e D). Deste modo a pós-graduação deve formar para atuar não só para atuar no SNES ou SNPG mas capacitar para empreender, inovar, TC, gerar startups (transformar conhecimento em desenvolvimento eco, social e ambiental); criação de ecossistemas de inovação nas Universidades, buscando aproximar mestrado da graduação.  Deve ainda focar no impacto social da inovação, alinhando com áreas prioritárias de desenvolvimento nacional. 

Desde modo, o PDMA mantém sua linha de pesquisa de Inovação, Tecnologia e Marketing, para produção de conhecimento alinhado com esta diretriz. A integração com a graduação se faz também com oficinas e disciplina Startups e Inovação (curso ciência da computação). Neste sentido um projeto de extensão foi solicitado ao PROEXT-PG em dezembro 2023, que contempla discentes de stricto, graduação e ensino médio em oficinas e programas de inovação e pesquisa.

Público-alvo

O Programa busca atender a demanda de formação acadêmica do mercado representado por seus egressos da graduação, especialização, mestrado ou candidatos oriundos de outras cidades, estados e países. O programa visa em especial contribuir para organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos, colaborando para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais bem como do país, transformando pessoas e organizações.  Deste modo mantém seu planejamento alinhado com o estado da arte da ciência e exigências legais, bem como com o PMDI 2019-2039. 

Integração com o PDI

O Planejamento Estratégico do Programa de Doutorado e Mestrado é o principal instrumento da sua gestão, sendo elaborado com base nas diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade FUMEC, que se encontra agora no Ciclo 2019-2023, sendo baseado no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 nos seus 10 anos de vigência, e hoje em seu 4º ciclo.

A Pós-Graduação stricto sensu da Universidade FUMEC tem por missão, em consonância com o Projeto Político Pedagógico dos cursos de graduação e as políticas institucionais de ensino e de extensão, produzir conhecimento e promover a formação de docentes, profissionais e pesquisadores com grande domínio em sua área e com capacidade de liderança e inovação. Intenta mobilizar recursos internos e externos com o intuito de obter o reconhecimento da comunidade às capacitações científicas criadas. Propõe-se a contribuir para o avanço da ciência e evolução da sociedade, ao formar recursos humanos com domínio da pesquisa e inseridos globalmente.

Enquanto o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Planejamento Estratégico da Pós-Graduação discutem questões fundamentais da  instituição, desde sua forma  organizacional, prioridade de  investimentos, processos de trabalho e  formação até o orçamento (UFES, 2020). O Planejamento Estratégico do PPG é mais simples, conciso e objetivo. Concentrando-se diretamente em quesitos e itens relevantes, traça metas e ações necessárias para a melhoria do  PPG, porém incorporando o  planejamento necessário para o futuro  e contemplando as vocações do  programa e fortemente baseado em  sua autoavaliação.

Figura 1: Integração de Planejamentos PDI, Pós-graduação e PPG. Adaptado de UFES, 2020

As políticas institucionais de pesquisa e pós-graduação contidas no PDI ganham materialidade nos projetos pedagógicos de cada curso de Pós-graduação Stricto Sensu desenvolvido e implantado pela Universidade FUMEC. Estas políticas são as referências das ações e decisões no âmbito dos cursos e programas em articulação com a especificidade da área de conhecimento, no contexto da respectiva evolução do campo de estudos. Neste sentido, parte-se do pressuposto que tanto as políticas institucionais do PDI, quanto as práticas definidas nos programas Stricto Sensu venham garantir ao aluno da IES um saber crítico, criativo e Relatório de Dados Enviados do Coleta 1investigativo, enriquecidos pela problematização embasada em pesquisas empíricas. Nestes termos, a Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade FUMEC tem por missão, em consonância com o projeto dos cursos de pós-graduação e com as políticas institucionais de ensino, pesquisa e de extensão, produzir conhecimento e promover a formação de docentes, profissionais e pesquisadores com grande domínio em sua área e com capacidade de liderança e inovação. Intenta mobilizar recursos internos e externos com o intuito de obter o reconhecimento da comunidade às capacitações científicas criadas. Propõe-se a contribuir para o avanço da ciência e evolução da sociedade, ao formar recursos humanos com domínio da pesquisa e inseridos globalmente. Objetiva-se, com a Pós-graduação Stricto Sensu, gerar impacto positivo na educação, ciência e tecnologia nacionais, ao contribuir para a formação de docentes e novos pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento da sociedade brasileira e o bem-estar dos seres humanos. 

O planejamento 2021-2024 foi realizado com base na autoavaliação, e realizado em três revisões. A primeira versão gerada no final de 2020, a segunda revista em 2022 e a atualizada revista em 2023.

A versão 2023, que contém metas detalhadas pode ser acessada aqui.

A versão 2022 pode ser acessada aqui.

Autoavaliação

O PPG realiza autoavaliação desde 2006, com apoio da CPA. Atualmente o ciclo de autoavaliação engloba quatro etapas: 1. Planejamento; 2. Implementação; 3. Divulgação dos Resultados; 4. Análise e elaboração de Ações/integração com o planejamento estratégico; 5. Controle e feedback. 

No último quadriênio três ciclos de autoavaliação ocorreram: Ciclo 1 – 2º semestre 2020 input planejamento 2021-2024; Ciclo 2 – 2º semestre 2022/1º 2023 revisão 1 planejamento e Ciclo 3 – 1º/2º semestre 2023 revisão 2 planejamento e ações.

Maiores detalhes sobre políticas de autoavaliação podem ser vistas em: Política e Histórico Auto Avaliação

Escolha qual curso você deseja ingressar:

Escolha qual curso você deseja ingressar: