Conheça as vantagens e desvantagens de trabalhar nelas
Oportunidade de crescimento na carreira, horários flexíveis, maior liberdade criativa e capacidade de inovação. Você sabe o que essas características têm em comum? Elas são algumas das vantagens que o profissional tem ao trabalhar em startups. Diferentemente das empresas que já estão consolidadas no mercado, as startups são soluções encontradas pelos empreendedores para desviar do mercado tradicional. Hoje, esse é o nosso tema, mas você sabe o que são startups?
O que são startups?
Bastante populares nos Estados Unidos, a expansão se deu durante o boom da tecnologia, no final da década de 90. Comumente relacionadas a empresas em desenvolvimento, com objetivos inovadores de proporcionar modelos de negócios para atender às demandas, possuem baixos custos, mas recheados de incerteza, e um desafio profissional. Assim, as empresas buscam, com soluções inovadoras, adequar os serviços às mudanças do mercado.
O mercado no Brasil
Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), por meio da base de dados Startupbase, em 2022, o Brasil possuía 14 mil startups ativas no país, sendo que sua concentração está mais destacada nos três seguintes Estados: São Paulo (36,3%), Santa Catarina (9,4%) e Minas Gerais (8,8%).
Para ingressar no mercado de trabalho, as empresas passaram a fazer uma seleção mais rigorosa, com base nas habilidades dos candidatos, exigindo mais conhecimento da área e expertise acerca do trabalho a ser realizado. Com as startups não é diferente!
De acordo com o Relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups, desenvolvido pela plataforma Sling Hub, 100 mil funcionários foram contratados no ano corrente da pesquisa, somente no Brasil, após investimentos de cerca de US$13,7 milhões na modalidade. Da mesma forma que existem vantagens de trabalhar no local, nem tudo são flores! Vamos apresentar, abaixo, alguns prós e contras de se atuar em uma startup:
Vantagens
- Desenvolvimento de habilidades
Estar em um ambiente descontraído faz com que você fique mais à vontade para trabalhar, tendo a oportunidade de desenvolver técnicas inovadoras para solucionar os problemas, fugindo da “caixinha” repetitiva e tradicional promovida pelas grandes empresas.
- Recompensas baseadas em metas
Para que a empresa cresça e gere lucros, é bastante comum gratificar os funcionários com benefícios medidos de acordo com suas metas. Se a empresa for do segmento de vendas, por exemplo, pode-se estabelecer uma meta de conversão de X clientes em um determinado prazo. Assim, caso a meta seja cumprida, o funcionário recebe um aumento salarial.
- Possibilidade de crescimento rápido na carreira;
Levando em consideração o desempenho dos funcionários, é possível que a promoção, fazendo parte das bonificações recebidas, seja concedida. Assim, em poucos anos de empresa, você alcança cargos de liderança!
Desvantagens
- Incerteza no cargo
Todas as empresas passam por esse problema, é verdade. Mas, por não serem muito consolidadas no mercado, é mais comum que as startups fechem as portas, uma vez que não possuem altos recursos financeiros para se manterem.
- Recursos escassos
As startups que estão em início de atuação apresentam essa desvantagem com mais intensidade. Em virtude de não possuírem muitos clientes, passam por instabilidades até conseguirem assegurar o seu espaço. Desse modo, os materiais de trabalho são mais simples, para garantir que as despesas não ultrapassem o saldo financeiro disponível.
- Volume intenso de trabalho
Querendo capitalizar os ganhos, as startups – principalmente as novas no mercado – precisam demonstrar a que vieram. Nesse momento, cada funcionário precisa se desdobrar e realizar diferentes tarefas em prol da evolução da marca, podendo ocasionar estresse e a síndrome do burnout.
E aí, com certeza você já tinha ouvido falar nas startups, né? Agora, sabendo um pouco mais sobre a presença delas no Brasil e suas vantagens e desvantagens, você está preparado para entrar com tudo nesse mercado e se destacar!