Pesquisar
Close this search box.

Entenda o que é a CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada por determinação da Lei 10.861/04 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Ela é constituída por uma equipe que representa a comunidade acadêmica e tem como objetivos:

  • Conduzir os processos de avaliação internos da instituição;
  • Orientá-los para as avaliações externas;
  • Prestar informações ao Ministério da Educação (MEC) quando solicitado.

     

A comissão é formada por:

  • Professores;
  • Técnicos administrativos;
  • Alunos;
  • Comunidade externa.

Ela avalia, planeja, orienta e age em função da melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Universidade FUMEC.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada por determinação da Lei 10.861/04 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Ela é constituída por uma equipe que representa a comunidade acadêmica e tem como objetivos:

  • Conduzir os processos de avaliação internos da instituição;
  • Orientá-los para as avaliações externas;
  • Prestar informações ao Ministério da Educação (MEC) quando solicitado.

A comissão é formada por:

  • Professores;
  • Técnicos administrativos;
  • Alunos;
  • Comunidade externa.

Ela avalia, planeja, orienta e age em função da melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Universidade FUMEC.

Para que serve a Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional tem como objetivos:

Tudo isso em função de sua Missão e do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Membros da CPA

A Comissão é composta por representantes de diversos setores: professores, técnicos administrativos, alunos e também sociedade civil organizada. Conheça os membros da CPA:

Prof. Henrique Cordeiro Martins
Coordenador da CPA

Prof. Jacques Alyson Lazzarotto Representante Docente

Welmara Ferreira Leite
Representante Técnico-Administrativo

Profª. Fernanda Falci Ribeiro Tunes Representante Docente

Meire Elza Abacherli Guimarães
Representante Técnico-Administrativo

Marcelo dos Santos Silva
Representante Reitoria

Vanina Lamaita Aguiar
Representante da Sociedade Civil

Prof. Adriano da Silva Ribeiro
Representante Docente

Marli Soares de Souza
Representante Técnico-Administrativo

Fernanda dos Santos Silva
Representante Discente

Resultados do trabalho do CPA

A cada nossa Comissão celebra novas conquistas.

Algumas das transformações de maior impacto para nossa comunidade foram:

• Implantação da Ouvidoria;
• Implantação do Bicicletário;
• Implantação da Biblioteca Virtual;
• Participação nos órgãos de gestão;
• Implantação do Controle de Portaria;
• Revisão do Estatuto da Universidade para adequação ao SINAES;
• Implantação do Programa Conexão FUMEC voltado para os egressos;
• Resultados por curso, para melhor acompanhamento pelo coordenador;
• Definição de indicadores no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

Ações da CPA

A CPA possui uma rotina de ações que trazem resultados para a comunidade. Conheça a agenda da CPA:

• Reuniões ordinárias às quintas-feiras;
• Análise dos resultados da avaliação institucional;
• Divulgação dos resultados à comunidade acadêmica;
• Interação permanente com a comunidade acadêmica;
• Reuniões com representantes do corpo discente e DA’s e DCE;
• Análise, acompanhamento e crítica dos processos e regulamentos internos;
• Orientação aos coordenadores de cursos em visita das comissões externas;
• Sensibilização da comunidade acadêmica para a autoavaliação institucional;
• Elaboração de relatórios para gestores internos e órgãos de regulamentação;
• Projeto “Você Sabia?” com divulgação dos resultados da Avaliação Institucional;
• Reuniões com reitor, pró-reitores, diretores de ensino e coordenadores de curso;
• Elaboração de síntese dos dados da avaliação institucional e envio ao corpo discente via SINEF;
• Acompanhamento dos resultados da avaliação institucional e das proposições de melhoria dos cursos;
• Sensibilização, planejamento, aplicação e levantamento dos resultados das avaliações internas.

Projeto de Avaliação Institucional COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

O Projeto de Avaliação Institucional 2023 – 2026 nasce do desejo da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de difundir suas propostas de trabalho, contendo objetivos, metodologias e princípios norteadores referentes à autoavaliação na Universidade FUMEC. Com a divulgação, cada um dos profissionais que atua nas mais diversas atividades de gestão acadêmica e/ou administrativa pode se apropriar desse conteúdo para utilizá-lo no seu dia a dia de trabalho em prol do aperfeiçoamento constante da Universidade.

Acesse abaixo o Projeto completo:

Resultado

Fale com a Coordenação do CPA

Você pode conversar com a coordenadora do CPA, professora Alesandra Latalisa de Sá, pelo e-mail [email protected] ou pelo formulário abaixo: