Pesquisar
Close this search box.

Aluno da FUMEC apresenta dissertação sobre busca de dados em portais de transparência

Método foi testado no portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte

No dia 04 de março o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC realizou a sessão de Defesa de Dissertação do aluno Wendel Vilaça de Assis, intitulada “CHAT BOT SUMÉ WEB SCRAPING EM DADOS GOVERNAMENTAIS PARA CONSULTA DE GASTOS PÚBLICOS DOS VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE”. 

Na oportunidade a Comissão Examinadora foi composta pelos seguintes professores: 

Prof. Dr. João Victor Boechat Gomide (Orientador) – FUMEC;
Prof. Dr. Luiz Cláudio Gomes Maia – FUMEC; 
Prof. Dr. Rodrigo Moreno Marques – UFMG. 

Segundo o professor e orientador João Victor Boechat, “a dissertação é sobre busca de dados nos portais de transparência de órgãos governamentais. Estes portais disponibilizam documentos que são muito difíceis para acessar as informações para o público em geral, mesmo isso sendo contra as regras destes portais, definidos por lei. O aluno desenvolveu uma metodologia para acessar estes dados nos portais e disponibilizá-los para o grande público. Inclusive, o método foi testado no portal da Câmara Municipal de Belo Horizonte”, relata Boechat. 

O trabalho de Wendel Vilaça de Assistem como objeto de estudofundamentar a importância de que a participação ativa da população na política é essencial para a democracia, portanto, quando existem mecanismos tecnológicos que facilitam interação dos cidadãos com o governo, aumentam as chances do exercício da soberania popular. Inovações tecnológicas são desenvolvidas com o intuito de disponibilizar dados para a população sobre gastos em todas as esferas públicas, sendo a transparência governamental um dos precursores nesse sentido. Entretanto, muitos dados disponibilizados pelo Governo são desestruturados ou estão em formato de leitura humana, como arquivos em PDF. Ocorre que, em diversas situações, as fontes de dados são distintas e pode existir a necessidade de consulta a centenas de arquivos, o que torna inviável e moroso para a população, diminuindo, assim, o interesse da sociedade em participar dessas consultas. 

Após a criação da Lei de Acesso à Informação – que impõe diretivas para os governos -, ainda assim, convivemos com a escassez de dados em formato aberto, mesmo sendo um requisito obrigatório dessa lei. Nesse contexto, diversos pesquisadores iniciaram movimentos de governo aberto e dados abertos para tratar essa lacuna. Diante dessa conjuntura em que diversos dados não são disponibilizados pelo governo em formato aberto, a adoção de métodos de Web Scraping tem apresentado notáveis resultados para extração de dados na Web. Quando se trata de dados governamentais, o Web Scraping possibilita a extração, manipulação e armazenamento de dados que antes não estavam disponíveis para leitura de máquina, possibilitando a transformação em dados abertos. 

Este trabalho desenvolveu um método Web Scraping em Python para extração de dados do portal de transparência da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O resultado desse método foi a criação de dados abertos do Custeio Parlamentar, o que permite o compartilhamento dos dados e possibilita a produção de novas soluções para a sociedade exercer controle social, como o protótipo de Chat Bot Sumé, desenvolvido neste trabalho.

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você