Instituição será tema de Reunião Especial do Plenário nesta sexta (1º), a partir das 10 horas
Por: Assessoria de Comunicação da ALMG
Reunião Especial do Plenário que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), marcada para as 10 horas desta sexta-feira (1º/3/24), vai homenagear os 60 anos de fundação da Fundação Mineira de Educação e Cultura, instituição tradicional com larga experiência no ensino superior mais conhecida pela sigla FUMEC. O requerimento que deu origem à reunião é do deputado Carlos Henrique (Republicanos).
Na programação estão a composição da mesa de honra no Plenário Juscelino Kubitschek, execução de Hino Nacional, exibição de vídeo institucional e entrega de placa comemorativa. Também estão previstos pronunciamentos do deputado Carlos Henrique e do Presidente da FUMEC, professor Air Rabelo.
A Fundação Mineira de Educação e Cultura é uma entidade civil, comunitária e sem fins lucrativos, que atua nas funções de ensino, pesquisa e extensão. Em seu requerimento, Carlos Henrique reforça a importância da homenagem.
“A FUMEC tem como missão contribuir para a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade social, com valores de justiça e ética, nas diferentes áreas do conhecimento. Ela prepara seus alunos para os setores profissionais e para participarem do desenvolvimento e transformação da sociedade” – Dep. Carlos Henrique
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A REUNIÃO AO VIVO
Abaixo, imagens da celebração dos 60 Anos da FUMEC, em agosto do ano passado, no Auditório Phoenix:
Fundada em 20 de dezembro de 1963 como Universidade Aliança, os 60 anos de história da FUMEC foram celebrados ainda em 2023.
Em 1965, foi fundada a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA) e, no mesmo ano, a Faculdade de Ciências Empresariais (FACE). Em 1966 foi então denominada Fundação Presidente Kennedy e, no ano seguinte, mudou o nome para Fundação Universidade Minas Gerais.
Foi somente em 1973 que a instituição passou a se chamar Fundação Mineira de Educação e Cultura. Antes disso, em 1971, a Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) obteve autorização para funcionamento, completando seu espectro de atuação. Em 2004, a FUMEC conquistou o credenciamento como universidade e já em 2015 passou a figurar entre as três melhores universidades de Minas Gerais.
Atualmente, a estrutura organizacional da fundação é composta pelo Conselho de Curadores, órgão máximo de deliberação, e ainda pelo Conselho Executivo e Conselho Fiscal. À frente dos conselhos estão os professores Air Rabelo, presidente da FUMEC, do Conselho Executivo e membro do Conselho de Curadores, e ainda Antônio Carlos Diniz Murta, presidente do Conselho de Curadores.
Quando completou 50 anos de fundação, a FUMEC também foi lembrada em Reunião Especial do Plenário – Arquivo ALMG. Clique aqui para ver o álbum de fotos. (Imagens: Willian Dias/ALMG)
Fonte: