Saber organizar as suas ideias no papel é uma característica fundamental para ingressar na universidade. A habilidade da escrita é determinante para garantir uma boa vaga em qualquer processo seletivo, podendo proporcionar ao estudante uma bolsa de estudos, de acordo com a nota obtida.
Você quer saber qual é o segredo para se sair bem na redação? Então, continue lendo esse texto, pois nós vamos apresentar cinco dicas para que você gabarite na prova!
- Leia bastante
O contato com a leitura proporciona a melhora da escrita. Conheça novos autores, busque histórias que você goste e procure por novos temas! Assim, você garante mais conhecimento em relação à gramática e se prepara para dominar as normas da língua portuguesa.
- Conheça o tipo textual e sua estrutura
Com tantos tipos textuais diferentes (narrativo, dissertativo, argumentativo, etc), qual deles foi pedido no edital de inscrição? Saiba diferenciar as estruturas e suas formas de criação para não ser pego de surpresa no dia da prova.
Aqui, vamos dar uma dica bônus! Busque por editais anteriores e veja quais assuntos foram abordados e de quais maneiras.
- Esteja antenado aos temas atuais
Saiba o que está sendo discutido atualmente ao redor do mundo e prepare-se para expressar a sua opinião. Assista a jornais, ouça e leia notícias para estar por dentro de tudo o que está acontecendo! Assim, você possuirá mais bagagem para produzir um conteúdo rico em argumentos!
- Leia redações nota 1000
Uma ótima dica para você melhorar a sua redação é estar em contato com redações que obtiveram a nota máxima em diferentes editais. Com a imensa facilidade de busca na internet, pesquise por modelos consagrados para se inspirar.
Em alguns sites e reportagens, é possível conferir exemplos de excelentes redações abertas ao público e de forma gratuita. Está a um clique de distância!
- Pratique
A prática leva à perfeição! Separe um tempo para treinar e busque sempre se aprimorar. Peça para professores, amigos ou familiares avaliarem a sua escrita e pergunte em quais partes você pode melhorar! Mas, lembre-se: faça sempre um rascunho para organizar as suas ideias e argumentos antes de escrever a versão final! Isso pode parecer bobagem, mas faz toda a diferença, pois você estará cronometrando o seu tempo de produção, algo que é cobrado nos processos seletivos!
Onde se qualificar?
Completando seis décadas de história, a FUMEC hoje está entre as três melhores universidades privadas de Minas Gerais, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, além do RUF – Ranking Universitário da Folha de S. Paulo e do Guia da Faculdade – O Estado de S. Paulo.
O nosso processo seletivo já está aberto! Acesse https://processoseletivo.fumec.br/ e inscreva-se!