Pesquisar
Close this search box.

Como trabalhar a comunicação assertiva?

Conquistar confiança, desenvolver a fala segura e manter uma postura adequada são pontos que diferenciam as pessoas no dia a dia, quando buscam por seus objetivos, não somente na vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho. 

Saber expressar seus pensamentos, sentimentos e opiniões sem impô-los aos dos outros, com objetivo, clareza e respeito proporcionam o bom relacionamento e convívio interpessoal, fazendo com que os ganhos sejam direcionados a todos os participantes. Essa habilidade, que pode ser desenvolvida, se chama comunicação assertiva. 

Quer saber como desenvolver essa competência? Confira, no conteúdo de hoje, algumas dicas sobre como se tornar uma pessoa assertiva!

Mas, antes, que tal começarmos do começo?

O QUE É UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA?

Esse método se baseia na expressão e transmissão de ideias e informações, de forma a conquistar o outro, com clareza, dinamismo, eficácia e, acima de tudo, respeito. 

Sendo uma das capacidades mais requisitadas pelos profissionais nas empresas, a assertividade apresenta a possibilidade de proporcionar a evolução da sua equipe, garantindo o sucesso da gestão e da empresa.

Agora que você já sabe o que é a assertividade, que tal aprender a como desenvolver essa habilidade?

COMO SER ASSERTIVO?

  1. Seja um bom ouvinte

Entenda quais são os questionamentos feitos acerca da sua ideia. Saiba receber críticas e trabalhar com elas!

  1. Atente-se à sua argumentação e postura

Ser assertivo é muito mais do que só se comunicar da boca pra fora! É necessário saber se comunicar. Aqui, duas características são fundamentais: a fala e a postura. Desenvolvendo cada uma delas, você demonstra domínio e conhecimento acerca do seu objetivo.

É extremamente importante que você transmita segurança sobre o que fala, então, faça contato olho no olho, sem intimidar, mas também não sendo agressivo. Fale com propriedade.

  1. Direcionamento

Entenda quem é o seu público e tenha uma comunicação específica para ele! Não adianta você ter boas ideias, mas falar muitas gírias para um grupo de empresários, não é mesmo? Então, coloque-se no lugar dos outros e pense sobre qual tipo de apresentação você quer assistir.

CONCLUSÃO

Dominar a comunicação assertiva é a chave mestra para garantir que as portas se abram para você! As relações na vida pessoal também podem ser trabalhadas com assertividade, basta manter o respeito e empatia para não cuidar das relações, encontrando o equilíbrio entre a defesa dos próprios direitos e vontades e o cuidado para não violar os direitos e vontades do outro.

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você