Dar adeus às férias e começar um novo semestre letivo, para muitos, pode ser uma árdua tarefa, pois é a volta da rotina de estudos. Sabemos também que é um período cansativo e que vai exigir esforços intelectuais e físicos.
Então, nada melhor que criar hábitos que irão te auxiliar nesse processo, para deixar mais leve e tranquilo o caminho até os resultados.
Aqui vão algumas sugestões:
Horários: acordar cedo ou dormir muito tarde são fatores que influenciam diretamente no nosso humor e desempenho ao longo do dia. É extremamente importante que você desenvolva uma rotina de sono, para descansar no mínimo sete horas. Este processo deve ser iniciado antes mesmo do começo do semestre, para acostumar o corpo.
Descansos durante o dia: reservar pequenas porções de tempo (2 a 5 min) ao longo do dia podem ajudar a aliviar o estresse. Exemplos: utilizar esses períodos para se alongar, beber uma água ou fazer algo que goste.
Planeje e organize: a agenda e o bloco de notas serão seus maiores aliados neste processo. Tenha-os sempre em mãos, anotando todos os compromissos e responsabilidades que você tem ao longo do dia e da semana. Abuse de canetas coloridas, adesivos e marca-textos, para ditar eventos que se repetem ou estabelecer ordem de prioridade/urgência.
Alimentação: às vezes, manter refeições saudáveis ao longo de uma rotina agitada pode ser uma tarefa e tanto. Para manter a praticidade, sem recorrer aos industrializados, tenha sempre alimentos já porcionados na geladeira, tal como snacks, barrinhas de proteína e marmitas congeladas. E abuse das frutas!
Beba água: manter o corpo bem hidratado evita dores, sensação de cansaço e fadiga, além de ajudar na concentração e no foco durante o dia. Existem algumas estratégias que podem auxiliar no consumo adequado de água, como por exemplo, utilizar um copo ou garrafinha bonita, abusar de águas saborizadas, aplicativos de lembrete e água fresca (na temperatura que preferir).
Relaxe: aproveite o fim de semana e os feriados para recarregar as energias. Desvincule esse tempo dos estudos e faça algo novo, saia para lugares diferentes e pratique esportes.
Assuntos e fontes variadas: sempre que possível faça trabalhos sobre temas que possui mais aptidão e aproveite este tempo para adquirir repertório de uma maneira diferente, buscando pessoas para conversar sobre o contexto em questão, além de livros, vídeos e outras possibilidades. Inove na forma de apresentação do trabalho. Essa prática te possibilita mais domínio sobre o tema e um possível assunto para conversa, pois desenvolve a criatividade e a pesquisa, deixando mais tranquilo os outros trabalhos.
Local limpo e organizado: o lugar onde você estuda diz muito sobre como vai ser o aprendizado. Procure mantê-lo sempre limpo e organizado, sem muitos elementos que possam distrair sua atenção, com uma iluminação que seja confortável.
Estratégias: existem diversas estratégias de ensino que podem auxiliar a manter a concentração, como a “técnica da vela” (consiste em estudar até que o fogo da vela se apague), o “método Pomodoro” (o método consiste em estudar por 25 minutos e descansar por 5 minutos), e o estudo intercalado. Cabe a você testar e ver qual se adequa melhor às suas necessidades.
Seja paciente: iniciar um novo semestre significa também um novo começo, com novas experiências, pessoas e desafios. Não extrapole seus limites, observe os sinais que seu corpo indica e aproveite o processo.
As notas no fim do semestre são relevantes e necessárias, mas aproveitar a trajetória e absorver as experiências fornecidas são atividades muito importantes em sua trajetória acadêmica. A aprovação virá com o fruto do seus esforços e dedicação!