Projeto desenvolvido por Debora Colares como Trabalho de Conclusão de Curso é selecionado para o evento.
Entre 30 de outubro e 08 de novembro de 2015, no Polo Criativo do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, será realizada a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, organizada pela ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos). Considerada como a maior celebração do design gráfico nacional, a Bienal é realizada desde 1992, essa que consiste na mais importante mostra brasileira de design gráfico, compreenderá 285 projetos desenvolvidos por profissionais, agências, escritórios, estúdios e departamentos de design e ainda, 13 trabalhos de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação produzidos nos últimos dois anos, e que se distinguem pelo alto grau de qualidade e inovação.
Para o processo de seleção, que ocorreu em duas etapas, foram inscritos 1.184 projetos, e entre os poucos selecionados após um criterioso processo de análise, encontra-se Ode à Tipografia, de autoria de Debora Colares. O que tem de especial nisso, é que esse projeto consistiu do Trabalho de Conclusão de Curso de Design Gráfico da Universidade FUMEC. Esse foi elaborado durante o 2º semestre de 2014 com a orientação do Prof. Me. Rafael Neder. O projeto teve como recorte temático a composição poética Ode à Tipografia*, escrita em 1955, por um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX, o escritor e político chileno Pablo Neruda, com a intenção de homenagear tipógrafos, editores e impressores da época.
Ode à Tipografia teve como principal objetivo gerar uma obra gráfica em homenagem ao poema de Neruda e à tipografia como técnica, como uma tentativa de resgatar o interesse pelo conhecimento do processo de impressão tipográfica tradicional, e pelo trabalho do escritor Pablo Neruda; Isso através de um novo olhar gráfico para o poema, uma vez que o editorial consiste também em uma experimentação gráfica.
No link a seguir você pode ver o projeto Ode à Tipografia de autoria de nossa ex-aluna Debora Colares.
*Ode consiste em uma composição poética com maior quantidade de versos, feita para ser cantada ou declamada e em homenagem à algo ou à alguém. O tema escolhido para este trabalho foi Pablo Neruda, e o recorte temático foi a Ode à Tipografia.