Pesquisar
Close this search box.

FUMEC e MPMG assinam Termo de Cooperação Técnica de assistência às vítimas, familiares e testemunhas de crimes dolosos

Saiba mais!

Assinatura do Termo prevê atendimentos psicológicos, por parte do Serviço de Psicologia da Universidade

Na tarde do dia 05 de abril, a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) assinou o Termo de Cooperação Técnica, firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri (COJUR), que prevê a prestação de atendimentos psicológicos às vítimas sobreviventes e às testemunhas de crimes dolosos contra a vida, bem como a seus familiares. Os atendimentos são realizados pelo Serviço de Psicologia da FUMEC, vinculado à Clínica-Escola do curso, são gratuitos, realizados em plantões e os agendamentos são feitos no Ministério Público e na Clínica-Escola. O projeto também abrirá espaço para a participação de outros cursos da Universidade.

O evento contou com a presença e participação do Procurador-Geral de Justiça, Dr. Jarbas Soares Júnior; Promotor de Justiça do Tribunal e do Júri, Dr. Cláudio Maia de Barros; Dra. Valma da Cunha Leite, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais; o Presidente da FUMEC, Professor Air Rabelo; o Reitor da Universidade FUMEC, Professor Fernando de Melo Nogueira; o Diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH-FUMEC), Professor Rodrigo Suzana Guimarães; a Coordenadora do curso de Psicologia da Universidade FUMEC, Professora Carmen Cristina Rodrigues Schffer; a Coordenadora do curso de Direito da Universidade FUMEC, Professora Silvana Lourenço Lobo; o Coordenador da Clínica de Psicologia, Professor Rafael Prosdocimi Barcelar; e irmã de vítima de femicídio, Terezinha Lopes.

A parceria MPMG-Universidade FUMEC garante à população o acesso de qualidade às diversas modalidades de atendimentos psicológicos, e foi exaltada pelo Presidente da FUMEC, Professor Air Rabelo. “ É um projeto muito interessante, e o próprio curso de Psicologia, que será o gestor deste projeto, está fazendo 50 anos. Então, esse projeto vai coroar como muito importante para a sociedade mineira, quem sabe até brasileira – a gente espera que esta prestação de serviço possa expandir, hoje com os meios digitais, isso é possível. É muito orgulho para a FUMEC poder participar disso porque ela está fazendo o que tem que fazer, que é prestar serviço à sociedade. Como toda Fundação, é um terceiro setor que visa auxiliar o Estado naquilo que ele não consegue atingir na totalidade. Então, a FUMEC se orgulha disso e agradece a participação.”

Terezinha Lopes destaca a importância do suporte às vítimas, prestado pela FUMEC, o Serviço de Psicologia da Universidade e o MPMG “isso que vocês estão fazendo é muito importante, prestar apoio, porque a gente realmente precisa de apoio, necessita de abraço, de compreensão.”

Para conferir os depoimentos, na íntegra, e ouvir os relatos sobre as consequências dos casos de femicídio para a família da vítima, clique no link abaixo: 

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você