Evento reúne desenvolvedores de jogos independentes e apreciadores da área
Texto de Karen Gobbatto
A Universidade FUMEC sedia hoje, dia 11 de dezembro, a 6ª edição da Mostra Mineira Indie (MIND), que reunirá, a partir das 19h, no Auditório da FACE (Faculdade de Ciências Empresariais) desenvolvedores de jogos independentes e apreciadores da área. A última edição, realizada em setembro, reuniu mais de 200 pessoas.
O evento bimestral busca ser um fórum de debates sobre os rumos do setor, além de divertir os participantes com a apresentação dos jogos em produção em Minas Gerais. Segundo o coordenador do curso de Jogos Digitais da FUMEC, João Victor Gomide, o evento tem o objetivo de promover essa integração entre os desenvolvedores, para a troca de experiências. Os participantes aproveitam a oportunidade para testar aqueles jogos que estão em desenvolvimento, passando informações sobre possíveis melhorias.
“Essa é uma tendência mundial de apresentar para os aficionados as novidades e poder contar com uma avaliação antes do lançamento. O evento foi idealizado por um aluno do curso, o Victor Leão, e toda a comunidade ligada a essa indústria criativa tem apoiado a sua iniciativa. Também teremos apresentações de jogos já consagrados. Mas, o mais revelador do MIND é o quanto o setor está crescendo e se aprimorando e o quanto Minas Gerais tem contribuído para isso”, destaca Gomide.
Nessa edição, o MIND contará ainda com palestra do diretor executivo da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), Gerson de Souza, que falara sobre o mercado nacional e a grande transformação que vem ocorrendo na indústria criativa, apresentando dados compilados pela associação sobre o avanço do setor.
O diretor da Abragames acumula larga experiência na área, tendo trabalhado por mais de 12 anos na Inglaterra, em empresas desenvolvedoras de jogos e atualmente é um dos idealizadores do BIG Festival (Brazilian Independent Game), considerado um dos maiores do mundo.