Universidade mineira tem acordo com Instituto Politécnico de Bragança para graduação e mestrado com duplo diploma
O Programa de Dupla Diplomação em Portugal, em parceria com a Universidade FUMEC, existe há quase quatro anos e tem como objetivo dar oportunidade para que os estudantes comecem uma graduação ou mestrado aqui na Universidade e concluam o curso desejado no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Os processos seletivos são realizados semestralmente, e os alunos são submetidos à entrega de documentação e entrevista com os coordenadores de seus respectivos cursos, para avaliar as capacidades dos interessados.
A Professora e Coordenadora do Setor de Relações Internacionais, Luciana Diniz, apresenta o que é necessário para que os alunos se inscrevam no Programa. “Então, a gente faz o processo seletivo, na primeira fase, que é interna à FUMEC, o aluno tem que ter média global de 70, não pode ter mais de duas reprovações. Após, existe a seleção pelo IPB, porque a gente só diz ao aluno que ele está 100% selecionado quando a gente tem a “carta- aceite” de que ele vai entrar no Programa, como a gente tem o convênio, se o aluno é selecionado, grandes chances que ele tenha, e aqui na FUMEC, depois dessa primeira fase de documentação, a gente tem as entrevistas com os coordenadores dos cursos”, afirma a docente.
A oferta de dupla diplomação relaciona-se a cursos ofertados pelas Faculdade de Engenharia e Administração (FEA) e Faculdade de Ciências Empresariais (FACE), em decorrência das particularidades de cada curso. Os editais para os interessados são publicados, no primeiro semestre, entre os meses de abril e maio, e, no segundo, entre setembro e outubro.
Confira, abaixo, os cursos ofertados pelo Programa:
– Graduação e Mestrado em Administração
– Graduação e Mestrado em Engenharia Ambiental
– Graduação e Mestrado em Engenharia Civil
– Mestrado em Engenharia Elétrica
– Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção Civil
– Graduação em Negócios Internacionais
Para mais informações, entre em contato com o Setor de Relações Internacionais via e-mail: [email protected]