Estudantes da FUMEC marcaram presença no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins – DTCEA CF
Artigo enviado pelo Professor Gilberto Farias Trindade (Giba)
Quem está do outro lado da linha?
Voar é preciso, voar com segurança é fundamental.
Pilotos e controladores de tráfego aéreo são profissionais de ponta na atividade aérea. Entre eles, naturalmente, há um sem-número de outros profissionais essenciais, como equipes de apoio no solo, equipes de manutenção das aeronaves e dos equipamentos de auxílio à navegação aérea, meteorologistas, gestores aeronáuticos, e tantos outros, responsáveis por fazer do avião o meio de transporte, além do mais rápido, o mais seguro que há. E que, quando não encanta, atrai, pela segurança, rapidez e por andar nas alturas.
Apresentar parte da estrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro é uma das atividades desenvolvidas na FUMEC, visando sempre a melhor formação dos seus alunos de Ciências Aeronáuticas, futuros pilotos e gestores aeronáuticos.
Foi com esse objetivo que visitamos, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Confins – DTCEA CF –, uma estação de vigilância das condições meteorológicas do aeródromo, uma estação de lançamento de balões meteorológicos, que coleta dados da atmosfera superior – por onde transitam os aviões – a torre de controle e o controle radar, estes dois últimos executando o controle de tráfego aéreo em espaços específicos sob sua responsabilidade, no solo e no ar.
Pilotos e controladores de tráfego aéreo estão sempre em contato. É importante que uns e outros se conheçam e conheçam as circunstâncias em que trabalham os seus interlocutores para, assim, trabalharem ainda melhor pela fluidez e segurança das operações aéreas, pilares da aviação, objetivos principais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.