Relacionamentos científicos extracurriculares
A criação das Ligas Acadêmicas por estudantes é um importante e grande passo dado por eles no rumo da pesquisa, da inovação e do empreendedorismo. As ações das ligas são baseadas no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Além de promover estudos em uma área específica, os alunos produzem artigos, promovem eventos, cursos, palestras, mesas-redondas, entre outras atividades.
As Ligas Acadêmicas inserem os estudantes na prática profissional, despertando a sua curiosidade. “As Ligas inverteram os papéis, os alunos têm a iniciativa da pesquisa. Como orientador da Liga Acadêmica de Tecnologia da Construção – LaTEC, me sinto muito orgulhoso por estar ao lado deles nesse movimento!”, afirmou o professor Ricardo Luiz de Freitas.
A presidente da LaTEC e aluna do curso de Engenharia Civil, Clara Azevedo Tanure Pinto Corrêa, ressaltou a importância das Ligas Acadêmicas para os estudantes: “A participação de alunos nas Ligas Acadêmicas abre portas no meio acadêmico, com a produção constante de artigos pelos seus membros. As Ligas incentivam a pesquisa científica e por consequência a constante evolução de tecnologias e afins. Dentro das Ligas Acadêmicas os estudantes podem também desenvolver projetos de extensão, trabalhando para realização de cursos, minicursos, palestras e workshops, podendo ser ministrados por convidados ou, dependendo do caso, pelos próprios membros. A interação entre as Ligas é muito importante para o desenvolvimento de todos. Toda experiência dentro das Ligas Acadêmicas é válida, todas ajudam no currículo destes estudantes e no desenvolvimento profissional do aluno”.