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Mestrado em direito FUMEC

Histórico

A Universidade FUMEC, mantida pela Fundação Mineira de Cultura – entidade sem fins lucrativos gerida exclusivamente por Conselho Curador constituído por professores da instituição e fiscalizada pelo Ministério Público – foi criada em 1965.

Trata-se de Fundação gerida efetiva e exclusivamente pela própria comunidade acadêmica. Com mais de 40 (quarenta) anos de atividades, a FUMEC criou e mantém várias faculdades, dentre elas a Faculdade de Ciências Humanas (FCH). O Curso de Graduação em Direito da FCH foi autorizado por Decreto Presidencial em 25 de maio de 1994, completando, este ano, 20 anos de funcionamento na capital mineira.

Curso de Graduação em Direito

O Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas da Fundação Mineira de Cultura – mantenedora da Universidade FUMEC – foi autorizado por Decreto Presidencial em 25 de maio de 1994. Recebeu o selo OAB recomenda em todas as suas edições.

Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito

Quando completou 15 anos de existência, um grupo de docentes do curso a partir de atividades realizadas conjuntamente no âmbito da graduação em direito; da experiência acumulada em atividades de ensino, pesquisa e extensão na própria FUMEC e nas suas instituições de origem (notadamente UFMG e PUC-MG); e de produção acadêmica já consolidada; apresentou junto a Capes o projeto para a implementação Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Direito, objeto deste relatório. Após sua aprovação, em 2009, o Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade FUMEC (PPGD) iniciou suas atividades em 2010, tendo recebido sua primeira avaliação em 2013.

Nestes quatro anos de existência, sua principal preocupação foi a de se consolidar e, neste contexto, buscou, especialmente:

  • Fortalecer as estruturas administrativas internas, de materiais e de equipamentos necessários ao desenvolvimento de suas atividades;
  • Apresentar-se, no âmbito educacional, como opção de formação em nível de mestrado na Região Metropolitana de Belo Horizonte e outras cidades-polo do Estado de Minas Gerais; formar e implementar projetos de pesquisa visando a integração entre os docentes e discentes do curso;
  • Oferecer disciplinas condizentes com os projetos e perfis dos discentes que ingressaram no curso;
  • Buscar parcerias sociais e institucionais em nível nacional e internacional para o fortalecimento do curso;
  • Integrar o corpo docente, discente e corpo administrativo no PPGD e na Graduação; consolidar-se como curso inovador e de excelência.

 

Estas atividades iniciais foram acompanhadas de inúmeras outras tarefas que fizeram e fazem parte dos processos de implantação e desenvolvimento do curso.

Do ponto de vista geográfico, o curso oferecido pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte integra o terceiro maior aglomerado urbano do País com população estimada, pelo IBGE (Jul. 2014), em aproximadamente 5,7 milhões de habitantes.

Não bastasse a população diretamente afetada pelo curso na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a capital, ocupando posição geográfica central no Estado de Minas Gerais, é capaz de atrair estudantes de todo o Estado que buscam aprofundar e aprimorar sua formação acadêmica na área jurídica.

Conforme dados da CAPES de 2014, Minas Gerais possui 9 Programas de Pós-Graduação em Direito, sendo 5 situados na capital e 4 no interior. Os dados, portanto, demonstram que a posição geográfica do curso permite não só atender estudantes da RMBH como de todo o Estado.

Não é demais lembrar a demanda crescente por formação jurídica em nível de mestrado, vez que, segundo dados da publicação OAB Recomenda (2012) […] o Brasil está formando 87.523 profissionais do Direito por ano, o que significa 243 por dia, ou seja, surgem 10 novos bacharéis em Direito a cada hora.

De mais, é importante relembrar que ainda é preciso expandir a formação em nível srictu sensu para que os cursos de graduação em Direito sejam capazes de atender as exigências do Ministério da Educação em relação à formação dos docentes.

De outro lado, Minas Gerais é uma unidade federativa na qual está localizado um complexo polo industrial e uma enorme quantidade de unidades prestadoras de variados serviços públicos e privados. Trata-se de Estado que mantém relacionamentos negociais e empresariais internos, bem como com o resto do Brasil e com grande parte do mundo. Também se notabilizou, historicamente, por ser um Estado de grandes talentos na área pública e na esfera política, sendo o estado da federação com o maior número de municípios (853), além de diversas regiões administrativas, com inúmeras disparidades regionais.

Tais circunstâncias criam demanda regional e nacional de centros de estudos nas áreas da regulação e das estratégias jurídicas e o desenvolvimento de pesquisas a respeito dos limites de atuação do Estado e da relatividade do princípio da autonomia da vontade, bem como das questões de complementaridade entre as esferas pública e privada.

O quadro social e metropolitano descrito evidencia a ordem de problemas que se vislumbra para discussão e tratamento na proposta de curso de mestrado em Direito que a Universidade FUMEC desenvolve.

O Programa se estrutura em torno da área de Instituições sociais, Direito e Democracia e das linhas de pesquisa Autonomia privada, regulação e estratégia (Direito Privado) e Esfera pública, legitimidade e controle (Direito Público), tendo recebido elogios da comissão avaliadora da CAPES, no último triênio (2010/2012), no âmbito da proposta do curso.

Luso BrasileiroQuanto à inserção do Programa no campo da área do direito e das subáreas do direito público e do direito privado estas se devem tanto a sua localização geográfica, como explicitado acima, quando à própria proposta do Programa de trabalhar os campos de intersecção entre as esferas e o direito público e privado.

Tal circunstância cria a necessidade do profissional do Direito se especializar a fim de apresentar condições de analisar a ingerência que o poder estatal tem na autonomia privada, identificar as possibilidades de limitação dessa ingerência, bem como propor reformulações em relação ao papel e atuação estatal e do setor privado.

Além disso, os referidos relacionamentos criam problemas jurídicos de toda ordem, nos níveis local, regional e nacional, devendo todos eles ser solucionados com participação de juristas que tenham condição de análise e aplicação dos fundamentos do Estado Democrático de Direito ou de outro modelo de Estado, se assim, for a conclusão das pesquisas propostas.

A proposta do programa encontra-se, em verdade, nas subáreas do direito público e privado e seu principal desafio é justamente criar um ambiente de ensino e pesquisa que promova a interdisciplinaridade e a construção de saber nas áreas de interferência no contexto da histórica summa divisio do pensamento jurídico.

O histórico do curso, portanto, em que pese sua recente implantação, permite apresentá-lo como inovador nesta busca de construção de conhecimento nas zonas de fronteira – o que problematiza, em certa medida, a própria divisão das áreas e subáreas do conhecimento no campo do direito. Em 2017, a avaliação quadrienal da CAPES elevou a nota do curso para 4 (quatro), o que reforça o perfil ascendente do Programa e a qualidade da produção acadêmica.

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