O egresso desejado do PPGD deve ser o do professor, pesquisador e/ou profissional da área jurídica capaz de propor, conduzir e realizar reflexões que busquem redesenhar e redefinir um novo pacto social e estejam comprometidos com a produção de conhecimento e com a docência jurídica de qualidade, em nível de graduação e de pós-graduação lato sensu.
O egresso também deverá ter capacidade para produzir conhecimento inovador na área de concentração e linhas de pesquisa do curso, utilizando instrumentos metodológicos apropriados; desenvolver capacidade crítico-reflexiva, na análise de realidades e estudos, habilidade de busca e interpretação de estudos/textos e redação científica; propor e implementar intervenções nos diferentes contextos teóricos e práticos de sua área de estudos, avaliando resultados.
Os aspectos principais para a análise do perfil do egresso centram-se na sua inserção (ou desenvolvimento da carreira docente) em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte e outras localidades do Estado de Minas Gerais, bem como na análise das transformações experimentadas em sua carreira profissional.
Considerando que no Brasil, o Ministério de Educação exige um percentual de mestres e doutores no dimensionamento do corpo docente das faculdades e universidades como parâmetro de qualificação no processo de avaliação das IES, o primeiro parâmetro (inserção do pós-graduado na atividade da docência jurídica no ensino superior) é fundamental para a análise do perfil do egresso.
Além disso, tendo em vista o fato de que a pós-graduação stricto sensu tem como um dos objetivos formar mestres e doutores para a qualificação das atividades dos profissionais da área jurídica – o que também vai ao encontro da demanda do Ministério de Educação.
Neste sentido, é mister avaliar a capacitação que o curso realizado proporcionou, e como esse profissional estaria colocado no mercado de trabalho atualmente, permitindo, assim, identificar marcas positivas da formação realizada no PPGD.
Assim, torna-se importante analisar como os mestres em Direito da Fumec estão se inserindo nas universidades e também nas atividades profissionais da área jurídica.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC