Pesquisar
Close this search box.

Mestrado Profissional em Processos Construtivos

Área de Concentração

Coordenador do Curso

A área de concentração congrega as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novos processos construtivos e de novos materiais a serem utilizados na construção civil bem como o aprimoramento dos processos construtivos e dos materiais já comumente utilizados.

Linhas de Pesquisa

1. Materiais e Processos Construtivos

Essa linha de pesquisa visa aprimorar e explorar teórico/ experimentalmente materiais e processos construtivos inovadores ou convencionais. Para o estudo e pesquisa de novos materiais com propriedades específicas que garantam maior durabilidade, otimização de processos, de fabricação, racionalização, redução de custos e desperdícios, os estudantes mergulham em um campo dinâmico e interdisciplinar. 
 
Além disso, a linha de pesquisa Materiais e Processos Construtivos desempenha um papel crucial na busca por soluções para desafios contemporâneos, como a construção de estruturas com maior desempenho e maior capacidade resistente frente aos desastres naturais e às mudanças climáticas, e a adaptação às demandas crescentes por infraestrutura sustentável. 
 
Ao longo do mestrado, os estudantes têm a oportunidade de colaborar com profissionais da indústria, participar de projetos de pesquisa inovadores e contribuir para o avanço contínuo do campo da engenharia de materiais e processos construtivos. 
 

2. Sustentabilidade e Infraestrutura Urbana

Linha de Pesquisa abrange instâncias interdisciplinares que formam uma teia abrangente de investigação sobre 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), originados na Conferência das Nações Unidas em 2012. 
 
Esses 7 ODS estão listados a seguir:
• ODS 6 – Água limpa e saneamento – Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
• ODS 7. Energia limpa e acessível – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
• ODS 9. Inovação infraestrutura – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
• ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.• ODS 13. Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
• ODS 15. Vida terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
• ODS 17. Parcerias e meios de implementação – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
 
Com base nos 7 ODS escolhidos e listados acima, a Linha de Pesquisa Sustentabilidade e Infraestrutura Urbana considera todos os projetos relacionados às infraestruturas urbanas, além de tecnologias e materiais envolvidos nas construções dessas infraestruturas, no sentido de tratar os componentes do tecido urbano e seus equipamentos, procurando atender as ODS relacionadas em sua base. Dessa forma, tomando a sustentabilidade como objeto principal diante das mudanças radicais do espaço urbano, mudanças climáticas e novos sistemas de mobilidade, pode se constituir e propor soluções, explorando as questões técnicas e as novas tecnologias, para redefinir as funções e o funcionamento do ambiente urbano, considerando a produção de novas infraestruturas, novos materiais, equipamentos e novos softwares arquitetônicos e de engenharias, correlatos às questões de sustentabilidade com o fim de melhorar o desempenho ambiental e eficiência energética das cidades.

Escolha qual curso você deseja ingressar: