Pesquisar
Close this search box.

Pela compreensão do conflito e crença na paz, FCH debate Oriente Médio em palestra

Evento acontece na próxima terça-feira, dia 21 de junho.

Texto enviado pela Comunicação FCH

Como se não bastasse sua importância em si, na produção do conhecimento e formação das pessoas, a ocorrência das Olímpiadas no Brasil, evento internacional de grande repercussão, torna ainda mais providencial compreender e debater as repercussões do quadro de conflito do Oriente Médio. É com este argumento que o mestre, doutor em direito e professor de ciência política e teoria do Estado, da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), da Universidade Fumec, Ricardo Sacco, vem convencendo alunos e professores, em especial do curso de direito da instituição, a assistirem ao seminário que será realizado no próximo dia 21, terça-feira, na sala 309.

Sob o instigante tema “Compreensão geopolítica do Oriente Médio e seus reflexos globais”, o evento será estruturado em duas seções, com a certeza de que vai preencher as 120 vagas para cada uma delas: das 8h às 11h e das 19h às 22h. Para o professor Sacco, se depender de vasta e inteligente informação, “sempre acompanhada por um diligente e aguçado debate”, a atividade já vem com a qualidade e audiência garantidas.

Dois palestrantes de peso estarão à frente dos trabalhos: Igor Wildmann, conhecido advogado na área do agronegócio, é doutor em direito e um estudioso contumaz, há 22 anos, dos conflitos do Oriente Médio. Esta sua tenacidade por conhecer, dominar e discorrer sobre um assunto que é marcado por tamanha beligerância, ele atribui ao estimulo intelectual que o tema suscita com a sua complexidade e multilateralidade. “O que me fascina e prende a minha atenção nisso tudo, justifica ele, é a importância estratégica da região em questão e sua transformação num laboratório de guerra assimétrica (não convencional) e cultural, produzida por grupos terroristas armados como os Hamas, Hezbollah e Estado Islâmico, e ancorada na intolerância religiosa, que chega ao radicalismo de enxergar todos os demais povos como infiéis”, esclareceu o Wildmann, que ainda fez questão de ressaltar a importância do seminário promovido pelo curso de direito da Fumec.

O outro palestrante, André Lajst, vem do Rio de Janeiro. É empresário da área de relações públicas, tem formação acadêmica em inteligência e contraterrorismo, concluída em Israel, e, atualmente, divide o seu tempo, ainda neste Estado, com o seu mestrado em contraterrorismo, segurança nacional e cyber terror, no Centro Interdisciplinar de Herzliya, com a autoria de duas colunas jornalísticas: no Jerusalém Post Newspaper e no The Times Of Israel, onde publica resenhas, artigos e comentários sobre a anatomia do terrorismo e suas influências no mundo ocidental.

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você