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Política de privacidade

Essa diretiva foi estabelecida para assegurar o compromisso de proteção de seus dados
pessoais.

DIRETIVA DE PRIVACIDADE

A FUMEC é constituída na forma de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como finalidades promover e estimular a educação e o ensino com qualidade, a formação profissional, o desenvolvimento do pensamento científico, extensionista, cultural, artístico e a valorização social.
Nesta perspectiva, para que possamos avançar com os objetivos institucionais com efetividade e, além disso, cumprir com as disposições legais e normativas, necessitamos de tratar alguns dos seus dados pessoais.
Veja como seus dados pessoais são tratados.
» Para que serão utilizados os meus dados?
» Que informações poderão ser coletadas e processadas a meu respeito?
» Os meus dados serão compartilhados com terceiros?
» Durante quanto tempo serão conservados os meus dados?
» Quais as medidas de segurança a que os meus dados estarão sujeitos?
» Poderei solicitar o acesso, a retificação, bloqueio e exclusão dos meus dados?
» A quem me dirigir em caso de dúvidas relacionadas com este tema?

Para que serão utilizados os meus dados?

. Gestão Acadêmica
. Investigação científica
. Serviços de ação extensionista
. Serviços de controle de acesso e segurança
. Serviços à comunidade
. Ex-alunos
. Eventos e outras iniciativas
. Comunicações institucionais
. Infraestruturas tecnológicas
. Gestão administrativa
. Cookies

Gestão Acadêmica

Para que possamos proporcionar as condições necessárias para uma gestão acadêmica de qualidade e assegurar o cumprimento das disposições legais e normativas, os seus dados pessoais são tratados para as seguintes finalidades:
» gestão de matrícula e inscrições;
» manutenção e atualização do histórico estudantil;
» registro e controle da frequência acadêmica;
» gestão de programas de mobilidade estudantil;
» análise e registro de equivalências de disciplinas e de documentos comprobatórios
de títulos acadêmicos;
» emissão de diplomas e certificados;
» gestão de solenidades de colação de grau;
» gestão de informações de desempenho acadêmico.
» gestão financeira de pagamentos e débitos

Investigação científica

No âmbito da missão institucional, a FUMEC estimula a pesquisa. A pesquisa é um processo de investigação orientada por um método, com o objetivo de levantar, explorar e analisar dados para criação, formalização e/ou renovação de áreas do conhecimento.
Neste contexto, a instituição promove e estimula a colaboração em projetos da Comunidade FUMEC no âmbito dos níveis de ensino – graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu. Os dados coletados e a sua finalidade de tratamento dependem do projeto de pesquisa e, caso se enquadrem nas disposições que envolvam, direta ou indiretamente seres humanos, serão devidamente avaliados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade FUMEC.

Serviços de ação extensionista

Visando cumprir o seu papel institucional, a FUMEC ratifica o seu compromisso de inserção na sociedade por meio do apoio, acompanhamento e avaliação das atividades extensionistas desenvolvidas, entendendo a Extensão como a ação que procura fazer uma ponte entre dois lados: o científico e a realidade cotidiana.

Para viabilizar as disposições institucionais, os seus dados pessoais coletados são tratados para as seguintes finalidades:
» gestão de inscrições;
» gestão dos cursos de extensão;
» gestão da frequência e desempenho estudantil.

Serviços de controle de acesso e segurança

Para zelar pelo controle e segurança de todos aqueles que acessam o campus Universitário, a FUMEC dispõe de controle de entrada por meio de cartões e, caso necessário, identificação por meio do registro de dados – Nome e RG. Todas as câmeras encontram-se instaladas em consonância com os princípios da
privacidade.

Serviços à comunidade

A Universidade FUMEC dispõe de alguns serviços à comunidade nos mais variados campos do conhecimento.
Os serviços oferecidos são direcionados ao campo jurídico (Núcleo de Prática Jurídica), da psicologia (Clínica de Psicologia), entre outros.
Os dados pessoais coletados neste contexto são única e exclusivamente utilizados para a prestação dos serviços, bem como, atenta à missão da Universidade, garantir a formação dos seus estudantes e promover a investigação científica.

Ex-alunos

Visando estimular a educação continuada e, sobretudo, apoiar o crescimento profissional com seus ex-alunos, a Universidade promove eventuais comunicações com esta categoria por meio de e-mails e redes sociais, direcionando os seguintes conteúdos:

  • notícias da Universidade;
  • iniciativas de êxito profissional e acadêmico (publicações, livros e etc);
  • empregabilidade;
  • divulgação de oportunidades profissionais;
  • oferta de formação contínua;
  • eventos especificamente dirigidos ao público acadêmico.

O destinatário poderá a qualquer momento cancelar, sem necessidade de apresentar justificativa, o recebimento de tais comunicações.

Eventos e outras iniciativas

No âmbito de iniciativas promovidas pela Universidade FUMEC, poderão ser solicitados alguns dados pessoais para efeitos de gestão de inscrições e credenciamento, bem como para o faturamento (em caso de eventos pagos).
Adicionalmente, poderá ainda haver captação de fotografias e/ou vídeos para efeitos de divulgação e promoção em canais de comunicação internos.

Comunicações institucionais

Visando divulgar as atividades desenvolvidas pela Universidade, bem como comunicados institucionais sobre a FUMEC, a Comunidade Acadêmica poderá receber diferentes tipos de comunicações, tais como:

  • comunicados institucionais – acadêmicos e administrativos;
  • divulgação da oferta de cursos da Universidade;
  • divulgação de oportunidades profissionais;
  • divulgação de Editais internos;
  • divulgação de atividades acadêmicas;
  • divulgação de webinar;
  • divulgação de calendários acadêmicos e administrativos.

Infraestruturas tecnológicas

Na hipótese de utilização das infraestruturas tecnológicas da Universidade FUMEC, incluindo redes wi-fi, alguns dados pessoais serão automaticamente coletados para monitorar a segurança das instalações e, sobretudo, da segurança da informação.

Gestão administrativa

Para assegurar o regular funcionamento da Universidade, poderão ser tratados alguns dados pessoais para:

  • controle e gestão do acesso e utilização de serviços da Universidade tais como
    bibliotecas, infraestruturas tecnológicas, entre outros;
  • contrato de trabalho;
  • contratos e convênios de estágio;
  • requerimentos acadêmicos;
  • processamento de pagamentos;
  • apreciação de reclamações, requerimentos, recursos e procedimentos similares;
  • cumprimento com outras obrigações jurídicas e normativas, incluindo a
    cooperação com as autoridades e órgãos competentes;
  • comunicações em caso de eventuais emergências.

Cookies

O sítio eletrônico da Universidade FUMEC utiliza cookies para assegurar a melhor experiência de utilização possível sempre que nos visita. Os cookies desempenham um papel importante, aumentando a eficiência da navegação no sítio eletrônico. Para mais informações acesse o conteúdo Diretiva de Cookies.

Que informações poderão ser coletadas e processadas a meu respeito?

Os dados que tratamos dependem do contexto do vínculo com a FUMEC, podendo incluir:

CategoriasExemplos
Dados de
identificação
nome; registro acadêmico; fotografia; filiação; nacionalidade;
naturalidade; data de nascimento; gênero; estado civil; CPF;
número do documento de identificação.
Dados de
contato
endereço; e-mail; contato(s) telefônico(s).
Dados
acadêmicos
forma de ingresso; estabelecimento de origem; nota processo
seletivo; curso; frequência; nota; disciplina e situação de
vínculo acadêmico.
Dados de
pagamento
histórico situação financeira; número de identificação
bancária; boletos; recibos de pagamentos e negociações.
Dados de saúdeatestados médicos; exame médico periódico.
Dados de
imagem
Fotos e vídeos
Dados
biométricos
matriz de impressão digital.
Dados técnicosendereço de IP; data e hora de consulta; cookies.

Os meus dados serão compartilhados com terceiros?

A FUMEC apenas compartilha dados com:

  • órgãos públicos (Ministério da Educação; Receita Federal; INSS, entre outros) para
    cumprimento de obrigações legais e normativas;
  • instituições bancárias e seguradoras, para gestão e processamento de pagamentos
    e celebração de contratos;
  • instituições com as quais haja celebrado contratos ou outros instrumentos de
    cooperação (outras instituições de ensino superior no quadro de protocolos de
    mobilidade internacional etc.), nos termos estritamente necessários para a execução dos
    termos aceitos;
  • outras instituições caso para tal disponha do consentimento do titular do dado.

Durante quanto tempo serão conservados os meus dados?

A FUMEC conservará os seus dados pessoais pelo período considerado necessário para o cumprimento das finalidades para as quais os mesmos foram recolhidos ou para outras que se encontrem fundamentação legal, normativa e institucional.

Quais as medidas de segurança a que os meus dados estarão sujeitos?

A FUMEC dispõe de mecanismos de segurança da informação por meio da implementação de medidas técnicas e organizacionais.

Poderei solicitar o acesso, a retificação, bloqueio e exclusão dos meus dados?

O titular do dado poderá solicitar o acesso, a retificação e o possível bloqueio e exclusão dos seus dados por meio do Canal de Comunicação com os Titulares dos Dados disponível no sítio eletrônico da Universidade FUMEC.

A quem me dirigir em caso de dúvidas relacionadas com este tema?

Dúvidas e esclarecimentos poderão ser direcionados para o e-mail: [email protected]