Um ponto de coleta de resíduos eletrônicos foi instalado hoje no Centro de Educação Ambiental Centro-Sul. A ação se deve pela parceria entre o parque e o Instituto GEA, ONG paulistana que trabalha com educação ambiental, e conta com o apoio do projeto de extensão “Nas Trilhas da FUMEC”.
O ponto de coleta está apto a receber todo tipo de material eletrônico, exceto pilhas e lâmpadas fluorescentes. O objetivo da campanha, que faz parte do Projeto Descarte Legal, é dar oportunidade à população para descartar a sucata de equipamentos eletrônicos que tem em casa, de maneira fácil e simples. A ação também vai poder gerar renda para a cooperativa de catadores de material reciclável, Coopesol Leste, que foi capacitada para manusear este tipo de resíduo de forma segura e ambientalmente correta. O galpão de reciclagem da Coopesol está localizado na Rua São Vicente, 151, bairro Granja de Freitas.
Foto: Instituto GEA
Catadores da Coopesol Leste durante o curso de capacitação na UFMG (mai/2016).
Poderão ser coletados pela cooperativa:
Celulares e telefonesFax e ImpressorasComputadores (CPU, Monitor, Mouse e Teclado) | Laptops e tabletsTelevisores LCDRadio, Som Portátil e Micro System | Blue-Ray DVD Player e VídeocasseteVideogamesFilmadora e Câmera Fotográficas |
Vale ressaltar que lâmpadas fluorescentes e pilhas não fazem parte dos materiais que a cooperativa recebe por serem resíduos perigosos e que necessitam de descontaminação.
O descarte poderá ser feito de segunda a sexta, das 08h às 12h, no ponto de coleta instalado no CEA Centro-Sul, localizado no Parque Professor Amílcar Vianna Martins, que fica ao lado da Universidade Fumec (figura abaixo). A campanha vai até o final de junho.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3277-7626 (Coopesol Leste) ou (31) 9 92564743 (Instituto GEA) / [email protected].