Pesquisar
Close this search box.

PROUNI e Bolsas de estudo na FUMEC

2020 começa com ótimas oportunidades para quem deseja estudar em uma universidade conceituada

A Universidade FUMEC, referência em ensino superior de Minas Gerais, informa que, a partir de 2020, contará com mais uma modalidade de bolsa estudantil, a do Programa Universidade para Todos (Prouni), na qual os alunos poderão concorrer a bolsas de 50% a 100%. Tal novidade integra o sistema de bolsas e financiamentos estudantis, garantindo presença de destaque da Universidade no setor acadêmico nacional. 

O método referente à bolsa do Prouni, na FUMEC, funcionará como uma espécie de avaliação de documentos, onde o aluno já selecionado pelo Governo Federal entrará com uma solicitação para a instituição aprovar seu pedido de admissão como estudante, como conta Gleyson Azevedo, supervisor do Núcleo de Bolsas e Financiamentos da Universidade FUMEC, “o aluno vai fazer uma inscrição e vai se classificar de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais critérios estabelecidos pelo próprio Prouni. Este aluno, sendo pré-selecionado, vai ser direcionado para a instituição, onde ele vai ter que apresentar a sua documentação pertinente à inscrição. Feito isso, o aluno vai verificar esses documentos e, se tiver algum problema ou inconsistência, o aluno não é selecionado. Caso esteja tudo ok, poderá dar sequência ao processo. O Prouni vai variar de bolsas de 50% a 100%, de acordo com a renda per capita e perfil socioeconômico do aluno. Só que, o processo dele de seleção inicial é feito pelo Governo Federal e, na FUMEC ele faz só a seleção na parte de documentos”, afirma Gleyson. 

Na Universidade, existem também outras modalidades de bolsas, como as do ENEM, que se desmembram em três subtipos: de 40%, 60% e 100%. Os candidatos são escolhidos a partir das notas obtidas no Exame, e os três que possuírem as notas mais altas, serão designados às bolsas, de acordo com Azevedo. “Outra condição também que a FUMEC oferta é a Bolsa ENEM, que tem uma variação que chega a até 100%, são bolsas de 40%, 60% e 100%, de acordo com a classificação e nota do aluno no ENEM. Então, o aluno que tiver uma nota melhor ele classifica-se em 100% e, por diante, a de 60% e 40%”, reitera o supervisor. 

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Clara Yelenna, destaca a importância da bolsa ofertada para a sua permanência na capital mineira e opção de estudar na instituição, “por não ser de Belo Horizonte, eu não conhecia a FUMEC antes de pesquisar sobre isso, então, a bolsa ainda me possibilitou conhecer uma universidade que superasse as minhas expectativas em questão de estrutura e de qualidade de ensino. A FUMEC me garante perspectiva profissional e atende todas as minhas necessidades acadêmicas”, afirma Clara. 

Além das já citadas acima, a Universidade trabalha com as seguintes modalidades de bolsa: Oportunidade, Aluno Experiente, Transferência, Obtenção de Novo Título e Ex-aluno. A primeira se baseia no perfil socioeconômico do candidato, quando será analisado a sua renda familiar, fazendo com que o valor da bolsa varie entre 50% e 100%.

Os irmãos Jenifer e Isac Mourão também falam sobre a entrada deles na universidade. “Eu ingressei na FUMEC por meio do Bolsa Oportunidade e foi essencial na minha vida porque eu não teria condição nenhuma de pagar, no momento. Foi essencial, ainda mais em uma instituição tão conceituada igual a FUMEC.”, nos conta Jenifer. “Eu ingressei na FUMEC com a mesma bolsa. Agradeço demais a oportunidade da FUMEC. É uma coisa que estava fora da minha realidade, no momento, e é um sonho que está se realizando.”, relata Isac. 

A Bolsa Aluno Experiente é designada aos alunos com mais de 35 anos que se matriculem no primeiro semestre de 2020, recebendo assim 40% de desconto. A Bolsa Transferência é resguardada aos alunos que se matriculem em 2020/1º e vierem de outra instituição, dessa forma, a porcentagem dada ao aluno em questão será de 30%. A Obtenção de Novo Título é destinada estudantes da FUMEC e de outras instituições que desejem obter uma nova graduação ou estudar em um curso técnico, possuindo um percentual de 30%. Por fim, a modalidade Ex-aluno pode ser utilizada apenas por ex-estudantes da FUMEC, que desejem se graduar novamente em outro curso, seja este bacharel ou tecnólogo, e receberão o desconto de 30% em sua escolha. 

Gleyson, ainda afirma que a Universidade FUMEC dispõe de outros tipos de bolsas especiais, com condições para os sindicatos, “além disso, a FUMEC tem outras bolsas vinculadas a convênios com empresas, são mais de 435 convênios, todos estão ativos na instituição e o aluno tem de 15% a 30% de concessão de benefício, são condições de sindicatos, Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar (SAAE) e Sindicato dos Professores (SINPRO), que são indicados para nichos específicos. O SAAE para a categoria administrativa e o SINPRO para a categoria de professores, mas também administrativos e professores externos da instituição”, reforça Azevedo. 

Conheça as informações completas sobre as bolsas da FUMEC em:

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você