Pesquisar
Close this search box.

Rompimento da barragem em Mariana é tema de seminário e exposição fotográfica

A exposição acontece no Museu dos Militares Mineiros.

O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar no rompimento da barragem em Mariana, no final do ano passado, será explorado em dois dias de seminários e exposição fotográfica, no Museu dos Militares Mineiros (MMM), em Belo Horizonte. O evento “Paisagens que Transformam”, será realizado nos dias 16 a 20 de maio e faz parte das comemorações da Semana Nacional de Museus.

O rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, no dia 5 de novembro de 2015, modificou a paisagem e a relação da comunidade com o território. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) continua o trabalho de resgate e o gerenciamento desse evento exige a participação e o trabalho conjunto de diversos órgãos do Estado.

Para a discussão das operações em Mariana, o seminário contará com a presença dos órgãos que deram a primeira resposta ao desastre, como Bombeiros e Polícia Militar, Defesa Civil, Ministério Público e outros. Haverá também, um segundo momento, que abordará a questão da reconstrução após o desastre, com representantes do direito ambiental, psicologia e moradores da região de Mariana, que foram afetados pelo rompimento da barragem.

A exposição fotográfica será sobre a perceptiva dos bombeiros e policiais que estiveram nas operações e, também, haverá também fotos de antes e depois dos ambientes afetados pela lama, mostrando a transformação da paisagem. A sala da exposição estará ambientada cenograficamente, com objetos que remetem ao desastre em Mariana.

O Museu dos Militares Mineiros (MMM) é dedicado à memória e a atuação dos Bombeiros e Policiais militares mineiros. A Semana de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) traz como tema, em sua 14ª edição, Museus e Paisagens Culturais. A temática reforça o caráter sociocultural dos museus e propõe que estas instituições abram seus horizontes para seus ambientes externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil.

A exposição fotográfica ficará aberta à visitação a partir do dia 16 de maio, no Museu dos Militares Mineiros e seminário será realizado nos dias 17 e 18 de maio. O evento é aberto ao público, mediante inscrições eletrônicas.

Acesse o site para saber a programação e fazer sua inscrição – www.bombeiros.mg.gov.br

MUSEU DOS MILITARES MINEIROS – 14ª SEMANA DE MUSEUS

A Semana de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) traz como tema, em sua 14ª edição, Museus e Paisagens Culturais. A temática reforça o caráter sociocultural dos museus e propõe que estas instituições abram seus horizontes para seus ambientes externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil. São diversas paisagens que podem ser identificadas através da relação estabelecida entre os grupos sociais e o território que ocupam.

O rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, ocorrido em 05 de novembro de 2015, modificou a paisagem e a relação da comunidade com o território. O gerenciamento de eventos de alta complexidade como este, exige a participação e o trabalho conjunto de diversos órgãos do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) trabalhou de maneira efetiva nas operações de resgate no local, apoiado pelo trabalho de segurança da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O Museu dos Militares Mineiros (MMM), equipamento cultural dedicado à memória e a atuação da PMMG e do CBMMG, traz, na 14ª Semana de Museus, a programação Paisagens que Transformam, dedicada ao rompimento da barragem em Mariana e a alteração paisagística ocorrida.

PROGRAMAÇÃO

  • 16/05, 15h – Abertura da Exposição Fotográfica Paisagens que Transformam com participação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da PMMG e BIOS – Bombeiro Instrumental Orquestra Show. A exposição será composta por fotografias de Mariana antes e após o rompimento da barragem, demonstrando a mudança da paisagem local e a atuação das instituições militares estaduais.
  • 17 a 20/05, de 10:00 às 18:00 – Exposição Fotográfica Paisagens que Transformam e visitas guiadas com oficinas e palestras de prevenção de acidentes domésticos e ressuscitação cardiopulmonar.
  • 18 e 19/05, de 19:00 às 22:00 – Seminário e Mesa Redonda Paisagens que Transformam, com a participação de alguns órgãos de resposta que trabalharam em Mariana. Local: Instituto Metodista Izabela Hendrix – Rua da Bahia 2020, Lourdes, Belo Horizonte / MG

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você