Pesquisar
Close this search box.

Semana jurídica pauta e mobiliza direito da FCH

Trazer as novidades e atualidades do direito para uma ampla e diversificada discussão acadêmica…

Texto enviado pela Comunicação da FCH

Trazer as novidades e atualidades do direito para uma ampla e diversificada discussão acadêmica e integrar o corpo discente no dia-a-dia dos principais operadores da advocacia: são estes os dois objetivos que norteiam a 21ª edição da “Semana Jurídica do Curso de Direito” (Sjud), a ser realizada no “Auditório Phoenix” e na sala 309, a partir desta terça-feira, 31, até a próxima quinta-feira, dia 2 de junho. À frente de sua organização e planejamento, a coordenadora do curso da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), da Universidade Fumec, professora Silvana Lobo, divulgou a programação do evento que, segundo ela, foi estruturada para permitir aos alunos o máximo de aproveitamento.

 No dia 31, às 9h30, o tema “A presunção da inocência na concepção do STF” será debatido pelos professores do direito da FCH, Ana Paula Paranhos, Bruno Bini, Gilherme Orlando A. Melo e Rodrigo Suzana Guimarães; já às 19 horas, o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício de Matos Goncalves, fará uma palestra sobre o “Exame da OAB”, procederá à entrega do “OAB Recomenda” ao curso  da Fumec e prestará uma homenagem especial aos 95 alunos que foram aprovados na última prova da entidade. Dia 1º de junho, quarta-feira, às 9h30 ( Phoenix) e 15 horas (sala 309) respectivamente, duas apresentações serão feitas sobre a “Advocacia no Novo Código de Processo Civil”, com o professor Ival Hercket, e “Sistema Carcerário Brasileiro: visão geral”, sob responsabilidade do membro do Conselho  Superior do Departamento Penitenciário Nacional, Adilson Geraldo Rocha. Às 19 horas, é a vez do debate enfocando os temas “Do ócio ao negócio: o esporte como entretenimento” e “Possibilidades no mercado de futebol”, com Sérgio Santos Rodrigues, gestor do Cruzeiro Esporte Clube e Paulo Bracks, da Federação Mineira de Futebol. O último dia do Sjud, às 9h30 (sala 309), está reservado para um painel entre os professores da FCH, Antônio Marcos Nohmi e Nacib Rachid Silva, acompanhados de Thaís Dantas, 22 anos, advogada do Instituto Alana, de São Paulo, com  discussão sobre  “A criança e o adolescente no Direito de Família”. Às 19 horas (Phoenix) as falas que marcam o encerramento da semana começam com o professor Gladston Mamede, que defenderá o assunto “Holding familiar e suas vantagens”, e seguem com o advogado e professor da Escola de Magistratura de Pernambuco, Misael Montenegro Filho, 45 anos, sobre o “Novo Código de Processo Civil” (CPC).

 Sobre a importância do Sjud, para o qual foram especialmente convidados, a paulista Dantas   e o pernambucano Filho não economizaram elogios à iniciativa da Fumec e sintetizaram: “é uma oportunidade acadêmica de sensibilizar as pessoas, especialmente os especialistas da área  jurídica e os estudantes, para que sejam defensores e promotores dos direitos da criança”, advertiu a advogada. Filho, por sua vez, não tem dúvidas de que este encontro “é uma forma inteligente e instigante de propagar o CPC, agora reformulado e atualizado, junto aos estudantes. Até porque, este código é a segunda lei mais importante do Brasil, só perdendo para a Constituição Federal”, enfatizou o professor.     

Compartilhe este conteúdo:

Mais conteúdos para você