Em setembro de 2017, com destino a Portugal, iniciei umas das melhores experiências da minha vida. A oportunidade de viver um tempo nesse país que sou encantada surgiu a partir de um acordo de dupla diplomação da Universidade FUMEC com o Instituto politécnico de Bragança - IPB. Bragança é uma cidade pequena, localizada no norte de Portugal, cheia de encantos, onde morei por aproximadamente 10 meses. Convivendo com pessoas de diferentes nacionalidades, usufruindo e absorvendo todo o tipo de conhecimento e estrutura fornecida pelo IPB, principalmente a excelente estrutura laboratorial, a exposição a diferentes métodos de ensino e aproveitando as oportunidades de viagens culturais pela Europa, o intercâmbio foi uma experiência incrível e enriquecedora, de grande crescimento acadêmico-profissional e pessoal. O programa de dupla diplomação proporcionou a conclusão da minha graduação em Engenharia Ambiental juntamente com a realização e conclusão de um mestrado em Tecnologia Ambiental. Com o passar dos 10 meses vividos no exterior, hoje me tornei uma pessoa com diferentes perspectivas de futuro, com maiores interesses em questões mundiais e com maior confiança.
Olá queridos e queridas, o que dizer daquela experiência transformadora que foi o intercâmbio para a França!?
Bom, por meio do PROME, estudei durante o 1º semestre de 2018 na Universidade de Cergy-Pontoise, localizada em uma cidade próxima à Paris, apenas 30 min de metrô e já me encontrava no centro da “cidade luz”.
Mesmo assim, diante de tanta grandiosidade que aquela cidade representa, gostaria de dividir com vocês que essa trajetória não foi nada fácil inicialmente. Se mudar (mesmo que por um curto período de tempo) para outro país é algo realmente desafiador. Línguas, linguajar, normas, regras e hábitos distintos, mas, sem dúvida, com um recheio de apuração, primor e pratos e iguarias extraordinárias. Pude entrar em contato com diversos ícones históricos, principais museus e centros culturais. Viajar então, nem se fala. Conheci várias culturas e novas pessoas, cada uma com seu jeito único e excepcional.
Mesmo no mundo das leis e doutrinas do Direito, pude também abraçar minha grande paixão que é a gastronomia. Na capital gastronômica mundial, pude fazer cursos de culinária e experimentar pratos de sabores únicos e descobrir novas matérias primas.
Essa jornada francesa foi, assim como os pratos extraordinários, uma experiência que trouxe novos temperos para dar mais sabor à vida em todos os sentidos.
E logo logo eu volto para a “cidade luz”.
"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas.” Essa é uma das frases sábias de Albert Einstein e resume uma incrível meta na qual eu atingi. Em fevereiro de 2018, embarquei em uma experiência que eu não tinha ideia que seria a melhor da minha vida. A oportunidade de morar em Portugal, em especial na Covilhã, me proporcionou momentos únicos vividos. Todos esses meses fora, me permitiu conviver e vivenciar com novas pessoas de diversas culturas e costumes fazendo-me concluir que o mundo é pequeno quando comparado a grandes oportunidades. Esse momento que a Fumec nos proporciona com o PROME, é de muita importância não só para a vida acadêmica do aluno, mas, também, para um amadurecimento pessoal. Hoje, depois de tal experiência, sou uma pessoa com pensamentos e compressão de futuro diferentes, deixando claro que, no final dessa jornada, tudo valeu a pena.
Em 2017 tive a oportunidade de realizar um sonho que era fazer um intercâmbio. Concluir o mestrado em Tecnologia Ambiental no Instituto Politécnico de Bragança – IPB em Portugal, foi engrandecedor em muitos aspectos. Academicamente, estudar em outra universidade, com diferentes professores e métodos de ensino me fez enxergar novas oportunidades. Além do ensino, essa experiência me proporcionou principalmente o crescimento pessoal. Morar em outro país, vivenciar novas culturas, conhecer pessoas do mundo todo, enfim, ver tudo com outros olhos foi maravilhoso e significante. Hoje me enxergo uma pessoa melhor, com outra visão de futuro e muito mais confiante, e digo com toda certeza que foi a melhor experiência que já vivi!
A oportunidade de estudar em Portugal oferecida pela FUMEC foi bastante enriquecedora. A chance de fazer um mestrado na Europa me proporcionou o convívio com pessoas do mundo
inteiro, aumentando assim minha bagagem cultural. Em relação ao estudo, foi importantíssimo a experiência de conhecer outras formas de ensino, principalmente na área laboratorial, além
de nos dá a chance de fazer um mestrado na Europa, sem comprometer a nossa conclusão de graduação aqui no Brasil. Essa experiência de quase um ano fora me fez crescer muito como
pessoa, ampliando meus conhecimentos e me proporcionando uma nova visão também do meu país. Sem dúvida essa foi a melhor experiência da minha vida.
Minha experiência como intercambista foi inesquecível. Tive a oportunidade de aprimorar meus estudos, conheci outras perspectivas, me relacionei com pessoas fantásticas, experimentei comidas gostosas, descobri cidades mágicas. A Universidade FUMEC me deu um olhar mais completo e bem crítico; o Brasil me deu uma melhor versão de mim mesma sob uma outra ótica de lidar com as coisas.
Desde os primeiros períodos do curso de Design de Moda na FUMEC, eu percebi que o mercado pede cada vez mais pessoas que conseguem transitar bem entre diversas áreas, ser multidisciplinares e proativas. Surgiu a partir dali uma vontade muito grande de explorar todas as possibilidades e oportunidades que eu tinha na minha mão. Comecei a propor novas coisas, participar de projetos de Extensão, conhecer gente de diferentes áreas. Sempre com a proposta do coletivo, que acho muito importante. O intercâmbio foi onde eu pude colocar em prática tudo que tinha aprendido até então, mostrar para o mundo "de lá" como meu jeito de trabalhar e aprender por aqui estava dando certo.
Fazer o curso na UADE de economia e negócios na Argentina foi uma oportunidade incrível oferecida pela FUMEC. Uma semana com muito conteúdo interessante e útil pro meu crescimento profissional. Os professores são muito bons, e respeitaram as limitações linguísticas. O curso foi dinâmico, com simulações de negociações e muito debate. A infra-estrutura da Universidade é uma das melhores que eu já vi, me despertou interesse em fazer intercâmbio na Argentina.
A oportunidade de representar a Universidade FUMEC em um workshop internacional, acompanhando cinco alunos dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, foi muito enriquecedora, e estabeleceu uma conexão muito fértil para futuros projetos cooperativos entre a nossa Universidade e as universidade europeias participantes.
Eu fui intercambista pela FEA-FUMEC na cidade de Covilhã, em Portugal.
As fotos representam bastante a felicidade que foi ter feito esse intercâmbio, ainda mais levando o nome da FUMEC mundo afora!
Eu fiquei fora no 1º semestre de 2012 e recomendo a todos os alunos essa experiência inesquecível! Muito obrigada!
Meu nome é Nadia, sou do México e estou fazendo intercâmbio na FEA-FUMEC, no curso de Design Gráfico. Até hoje minha experiência tem sido muito boa, tenho a oportunidade de ver como é a forma em que se desenvolve meu curso em outro país e isso faz com que minha visão da minha futura profissão seja maior, além de aperfeiçoar meus conhecimentos da língua portuguesa, junto com o conhecimento da cultura brasileira. Também acho que no âmbito pessoal é uma experiência que me permite crescer e melhorar.
Albert Einstein disse uma vez que “A mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original”, e depois do intercâmbio acredito nisso ainda mais. Não saberia dizer com palavras o que aprendi com esse intercâmbio, só o que sei é que valeu cada centavo e cada segundo investido e que estou à disposição de auxiliar qualquer um que deseje abrir também a sua mente.
"Esta experiência foi muito importante para nós e para a Universidade. Para nós foi a oportunidade de novos contatos internacionais, o que é essencial para a carreira e para a Fumec foi o início de uma parceria que ja está dando novos resultados."
"A oportunidade de fazer uma disciplina fora do Brasil, em uma instituição de ensino como a UADE, permitiu ampliar nosso conhecimento e acrescentar experiências, através da vivência em outra realidade."
Quando decidi fazer um intercâmbio acadêmico eu não tinha noção da importância disso na minha vida. A gente se prepara, estuda a língua do país de destino, mas na prática é tudo diferente. Mas depois que passa a adrenalina nos sentir falando outra língua só nos mostra que o mundo realmente cabe na nossa mão e que a linguagem é uma forma incrível de aproximar as pessoas que vivem nele. Estudar em uma faculdade no exterior é uma experiência que todos deveriam buscar, o crescimento pessoal é nítido e a bagagem que se leva de volta está lotada de aprendizado.
Os ganhos ao se fazer um intercambio acadêmico são muitos. As diferentes visões de mundo e a cultura que nos são apresentadas nos proporcionam aprendizado e crescimento individual imensuráveis. E uma excelente e agradável oportunidade de auto-conhecimento, alem disso nos permite alargar o nosso ciclo de contatos com pessoas das mais diversas regiões do mundo, o que me permitiu conhecer e fazer grandes amizades com pessoas de outras culturas e modos de pensar diferentes. Sem sombra de duvida, estudar fora e uma experiência única.
O intercâmbio estudantil é um experiência única, que permite ao aluno vivenciar outra cultura, aprender um idioma diferente e conhecer pessoas de diversos países. Aumenta suas chances profissionais, através de diversos contatos. Morar na França, em Marseille, tem sido uma lição de vida muito enriquecedora, tanto do ponto de vista profissional quanto do ponto de vista pessoal.
O intercâmbio está sendo uma ótima oportunidade para crescer academicamente e profissionalmente, obter novos conhecimentos e aprender outras línguas, trocar experiências com pessoas de culturas e ideais diferentes. Como intercambista, foi importante me adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e crescer pessoalmente. Essa experiência marcará a minha vida, ensinando-me a ser mais autônoma, mais tolerante e mais aberta a inovações e mudanças. Estar aqui é fantástico e mágico como um sonho! Il vaut la peine d'être ici, venez vous aussi!
Através do intercâmbio proporcionado pela Universidade FUMEC tive a oportunidade de me ingressar na Université Picardie Jules Verne, situada em Amiens na França. Essa viagem enriqueceu o meu aprendizado pessoal, profissional e cultural que com certeza foi de grande valia para o meu currículo e futura formação acadêmica. Foi uma experiência incrível conviver com pessoas de culturas e idéias diferentes, trocar opiniões e conhecimentos, e assim também aprimorar o meu vocabulário lingüístico, realizando assim um sonho pessoal.
Existia um sonho...agora se tornou realidade! Graças a parceria da Universidade FUMEC e da minha família estou extasiado com as belezas da Europa. Esforçando o máximo para assimilar todo o conhecimento cultural, acadêmico e humano que tem sido oferecido a cada dia. É uma overdose de conhecimentos intelectuais. Ter oportunidade de estudar na França está sendo uma experiência memorável e enriquecedora, além do conhecimento adquirido tenho acesso ao esporte, a cultura e o contato direto com jovens de todos os países. Agradeço mais uma vez a Deus, aos meus pais e a todos que me incentivaram. Obrigado!
A Universidade de Kassel, centro de excelência em Estudos Ambientais, possui ótima infra-estrutura para receber alunos estrangeiros. Fomos convidados a voltar depois de formados para participar dos programas de mestrado que a instituição oferece. Para os alunos que se interessem, mas não dominam o idioma alemão, existem várias opções de mestrado na língua inglesa. A experiência em Kassel superou minhas expectativas e espero retornar à Alemanha para estudos futuros
Meu interesse na França é conhecer um pouco mais sobre as tecnologias que aqui se desenvolvem nas áreas de infraestrutura no transporte, sistema viário e novas tecnologias da engenharia que são matérias de peso aqui. Acredito que seja bastante interessante para os alunos que fazem engenharias na FUMEC conhecerem outro ponto de vista, outras dificuldades.
A experiência de intercambio, além de propiciar o acesso a novos recursos bibliográficos e ampliar o horizonte de oportunidades profissionais, no campo do direito, permitiu que me familiarizasse um pouco mais com o instrumento que melhor reflete a cultura de um povo: sua língua.
Escolhi a Universidade de Cergy-Pontoise para fazer meu intercâmbio na França. A universidade fica a 40 minutos do centro de Paris, possui três campi (Les Chenes, Saint-Martin e Saint-Christophe) nos quais recebe cerca de 1000 intercambistas por ano, oriundos de diversos países. Esta internacionalidade dá ao aluno diversas opções de graduação. Na Faculdade de Direito, onde estou estudando, são oferecidos cursos de Direito Frances, Espanhol, Alemão e Anglo-saxônico, ministrados cada um na língua de seu país. Escolhi cursar Droit des Sociétés, Droit Fiscal Européen et International e Business Law. Tenho aprendido muito!!! Tem sido, sem dúvida, uma grande oportunidade.