De 18 de setembro a 27 de outubro a Biblioteca da FHC-FUMEC recebe a Exposição Teoria da Cor, com trabalhos do autodenominado ‘ex-artista’ Vicente Pessôa
Para Vicente, “Teoria da Cor é uma variação sobre o mesmo tema. Leve como um elefante. De humor manjado e tropical. De ‘teoria’ não tem nada: é mais uma poética da banalidade, uma vingança conceitual contra a covardia — o grande mimimi de nossa geração.”
“As obras são, ao mesmo tempo, piadas e gritos de ordem. A intenção é fazer o público rir enquanto chora de vergonha. Mas talvez nada disso aconteça: é cada vez mais raro quem saiba sofrer”, destaca Pessôa.
O ex-artista é também, em suas palavras, ‘ex-magnata de sonhos’, ex-integrante da seleção brasileira de natação, e trabalha como designer nas horas vagas. Projetou a marca e os ambientes do Museu Brasileiro do Futebol — único destaque mineiro na 11.ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Venceu o 28.º Prêmio Design MCB, maior concurso do design brasileiro, derrotando 645 concorrentes. Participou de exposições coletivas em mais de 20 países, deu palestras na Argentina e Croácia, recebeu o Prêmio Festival Conexões Tecnológicas, do Instituto Sérgio Motta e o prêmio Melhores do Ano, do Festival do Minuto. Seu primeiro livro de poesias, 49 de Março, foi publicado em 2013. Vai à missa aos domingos.
SERVIÇO
Exposição Teoria da Cor
Artista: Vicente Pessôa
Período: 18 de setembro a 27 de outubro de 2017.
Curadoria: Profa. Andreia Laura Prates
Projeto Mais Arte na Biblioteca
Local: Biblioteca da FCH | Universidade Fumec – Rua Cobre, n.º 200 – Cruzeiro
Horário: 07h30min até 22h (segunda a sexta-feira) | 08h às 14h (sábados)
Apoio: Gráfica O Lutador
Contatos: (31) 3228-3033; [email protected] | (31) 98563 5333); [email protected]
Entrada franca.
“Força, inquietação e indagações surgem ao primeiro contato com a exposição Teoria da Cor, de Vicente Pessôa. A forma como o artista apresenta a palavra COR, seja pelo expositivo utilizado ou pelo conteúdo agregado, estimula nosso interesse, questionamento e compreensão do propósito da cor em cada obra e na exposição como um todo. Utilizada de diversas formas e em diferentes contextos, o termo COR resulta em diferentes palavras e significados. Coloração, fé, ética e humanização são alguns dos resultados desta ação — desta repetição. A palavra CORagem, presente em grande parte dos trabalhos, convida minimamente a reflexão. Teoria da COR, sem dúvida, nos faz pensar, do título à obra.”
Andréia Laura Prates
Curadora